A prefeitura de Porto Alegre começou nesta terça-feira o início de um serviço de auditoria na operação do cartão Tri, utilizado pelos passageiros do transporte coletivo da cidade há 12 anos. O responsável pela tarefa é a empresa Auge Contadores, contratada para fazer a análise, revisão, emissão de relatórios e pareceres durante um prazo de 12 meses.
O procedimento, porém, não é motivado por suspeita de irregularidade. De acordo com a administração municipal, a finalidade é proporcionar maior credibilidade ao sistema e obter dados técnicos e financeiros sobre o processo de bilhetagem eletrônica, atualmente prestado por consórcios.
“Com a realização do serviço, pretende-se conhecer as principais características e a transparência que o serviço de bilhetagem pode trazer para a população, a fim de subsidiar o novo modelo de operação”, ressaltou o secretário-extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Mata Tortoriello.
“Esta importante entrega é parte do cumprimento da Lei Complementar nº 808/2016, que prevê a transferência da gestão e da administração do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo por ônibus ao município de Porto Alegre”, acrescenta Fabio Berwanger Juliano, diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação).
Trajetória
O “Tri” foi implantado por etapas. Em 2007 foram cadastrados e distribuídos os primeiros cartões, começando pelos usuários isentos do pagamento da tarifa, que não precisariam mais ficar na parte dianteira do coletivo, separada da restante pela roleta do cobrador. No ano seguinte foram contemplados estudantes e professores, dinamizando o uso da passagem escolar.
Em seguida, foi a vez dos usuários do vale-transporte e da passagem antecipada (comum) que puderam usufruir um sistema mais seguro e prático. Atualmente, os passageiros de Porto Alegre também contam com 50% de desconto no segundo coletivo. Já os estudantes tem essa vantagem ampliada e podem utilizar um segundo ônibus gratuitamente.
Nos últimos anos, o cartão expandiu seus recursos para outros meios de transporte, sendo aceito hoje também nas lotações e nas catracas do Trensurb, que liga Porto Alegre a outras cidades da Região Metropolitana. Segundo a prefeitura, mais de 1,3 milhão de pessoas possuem o “Tri”.
(Marcello Campos)