Quarta-feira, 22 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de setembro de 2021
A fim de chamar a atenção para a importância da segurança de quem circula a pé ou de carro pela cidade, ao meio-dia deste sábado (18) a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) lança em Porto Alegre a programação local da Semana Nacional do Trânsito. O evento será realizado junto ao Monumento do Expedicionário, do Parque da Redenção.
O ato contará com a presença do do diretor-presidente da autarquia, Paulo Ramires, do secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, e prefeito Sebastião Melo.
Serão entregues kits simbólicos para escolas municipais. Elas foram escolhidas para um projeto-piloto da EPTC e Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio de convênio para cooperação técnica que será implantado de forma gradativa nas séries iniciais (1ª a 5ª série).
A colaboração deve proporcionar conhecimentos técnicos e científicos para promoção da mobilidade segura entre a comunidade escolar da capital gaúcha. Também busca servir de modelo para incentivar outros municípios a realizarem ações que reduzam índices de acidentes envolvendo crianças e adolescentes.
Programação
Uma agenda foi elaborada pela EPTC para conscientizar a população sobre a importância da mudança de comportamento e alertar que cada um é responsável pela segurança de todos.
As atividades incluem ações com a população nas ruas, transmissões ao vivo na internet, a volta do programa chamado “Um Dia de Agente” e o convênio com a Secretaria Municipal de Educação, inédito na Capital e praticado em poucas cidades do País.
A EPTC trabalha em três pilares principais: educação, engenharia e fiscalização. Seu diretor, Paulo Ramires, considera a Semana Nacional do Trânsito um dos mais importantes períodos do ano: “As atividades buscam uma mudança de comportamento”.
Programação Semana Nacional do Trânsito
– 21/9, às 14h, em local a definir: Blitz Educativa com Motociclistas. Durante a ação, com caráter preventivo e educativo, condutores são abordados e orientados sobre índices de sinistros de trânsito e as normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para assim evitar mais vidas perdidas no trânsito. As blitze educativas ocorrem regularmente, ao menos duas vezes por mês, sem aviso prévio, para conscientização para uma circulação com menos riscos e de mais respeito entre as pessoas.
– 22/9, das 9h30min ao meio-dia, a edição local do 4º Seminário Nacional de Trânsito. A iniciativa é do Núcleo Interdisciplinar de Trânsito da Ufrgs (Nuitran) com a prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, EPTC e Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), programa “Vida no Trânsito” e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).
– 23/9, às 11h, Live no Instagram, Segurança Viária e a Importância do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para marcar os 24 anos do CTB, especialistas comentam sobre a história, mudança e importância do principal regramento para o trânsito no Brasil. Avanços, evoluções e resultados.
– 23/9, Dia Nacional do Agente de Trânsito. Para parabenizar o trabalho dos agentes de trânsito da EPTC, a data vai marcar a volta do projeto Um Dia de Agente. Criada em 2017, através do programa permanente de educação para o trânsito, a iniciativa tem a missão de aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana. Até hoje, já participaram 341 pessoas, incluindo população em geral, líderes comunitários, políticos, jornalistas, técnicos em mobilidade, artistas e condutores de diversos modais.
– 24/9, às 10h, local a definir, Blitz Educativa com veículos. O Radar Móvel registra a velocidade e a seguir os condutores são abordados, parabenizados por andarem dentro do limite da via.
– 25/9, Apresentação da Escola Pública de Mobilidade e Nova Plataforma de Cursos EAD. A Escola Pública de Mobilidade da EPTC possui seis cursos gratuitos na plataforma e, desde 2017, já capacitou mais de 6 mil alunos.
– Mais informações sobre a programação serão divulgadas ao longo dessa semana.
(Marcello Campos)