Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 11 de janeiro de 2018
Um grupo de amigos que se reúne há mais de quatro décadas para jogar bocha no litoral foi o mote para impulsionar o esporte que vem crescendo na orla gaúcha e que agora chega a sua terceira edição. O Torneio de Bocha na Areia, idealizado pela Rede Pampa, inicia neste sábado (13) em Xangri-lá, na sede campestre da SABA, com apoio do Sistema Fecomércio/SESC e GBOEx.
As disputas acontecem também em outros balneários: Capão da Canoa, Tramandaí, Nova Tramandaí e Atlântida. Cada sede selecionará um campeão e um vice que disputarão a final do campeonato no dia 10 de fevereiro, na frente da sede social da SABA, à beira-mar.
Geraldo Stédile Jr. é o coordenador do Torneio e atesta que “a iniciativa da Rede Pampa contribui decisivamente para desenvolver o esporte e atrair pessoas de todas as idades”. Segundo ele, um dos objetivos é incentivar o jogo da bocha junto aos jovens, além da inclusão do público feminino já para o próximo ano. “Por onde eu ando, o pessoal elogia muito tanto a Rede Pampa quanto seu vice-presidente, Paulo Sérgio Pinto, pela iniciativa”.
Stédile aponta o crescente interesse pelo esporte e diz que “algumas sedes já implantaram um programa de treinamento para bocheiros, que deverá ser estendido às escolas, na medida em que houver maior engajamento junto às prefeituras locais”. Ele cita o exemplo de Nova Tramandaí, uma das novas sedes do Torneio, que já está preparando bocheiros através de um projeto pioneiro.
A bocha ganha espaço também pela sua simplicidade, impondo ao jogador apenas coordenação motora. “É um jogo elementar e como todo o esporte faz bem para a mente e contribui para firmar novas amizades”. Ele reitera que a bocha na areia “é mais light, com regras menos rígidas e aceita mais imperfeições”. O coordenador lembra que a bocha é um esporte praticado no mundo todo. No Rio Grande do Sul existem diversos Clubes de Bocha, principalmente nas localidades que receberam maior contingente de colonização italiana. “Quero destacar o apoio do diretor de esportes do SESC, Marcelo Campos Afonso, bem como do prefeito de Xangri-lá, Cilon Rodrigues da Silveira, que participa do evento fornecendo toda a infraestrutura para a realização da final”. Xangri-lá também é uma das novas sedes e portanto a expectativa é grande quanto a um maior número de participantes e plateia.
Um dos novos jogadores é Raul Stédile, (20 nos) filho de Geraldo, que estará participando pela primeira vez do campeonato. “É legal poder praticar um esporte enquanto se está à beira-mar”, diz ele, com otimismo e vontade de chegar à final. (Clarice Ledur)
Datas:
1ª classificatória, dia 13 de janeiro, em Xangri-lá . Local: sede campestre da SABA, 10h;
2ª classificatória, dia 20 de janeiro, em Tramandaí/Nova Tramandaí, Rua Porto Alegre, 109, 15h ;
3ª classificatória, dia 27 de janeiro, em Capão da Canoa, Praça do Farol, 9h;
4ª classificatória, dia 03 de fevereiro, em Atlântida, em frente a sede social da SABA, beira-mar, 9h;
Final, dia 10 de fevereiro, em Atlântida, em frente a sede social da SABA, beira-mar, 9h.
Voltar Todas de Torneio de Bocha