Ícone do site Jornal O Sul

Começam as obras em mais nove trechos da estrutura de contenção no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Dos 11 taludes desmoronados por temporais desde 2023, dois já foram reconstruídos. (Foto: Rafaela Redin/Arquivo PMPA)

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre inicia na manhã desta segunda-feira (6) a reconstrução de nove dos 11 trechos do talude do Arroio Dilúvio que cederam entre julho de 2023 e maio do ano passado, devido a temporais. Os outros dois segmentos já foram recuperados. Taludes são as estruturas de contenção que evitam o desmoronamento das paredes laterais do canal, que cruza diversos bairros pela avenida Ipiranga.

As primeiras intervenções da nova série têm como ponto inicial a esquina da Ipiranga com a rua São Manoel (bairro Santa Cecília). Para a realização dos trabalhos é necessário o bloqueio de duas faixas da avenida nas imediações.

“O talude faz parte do canal de transporte de água”, explica o diretor-geral adjunto do Dmae, Darcy Nunes dos Santos. “É como se em uma rua tivéssemos a tubulação rompida, então é preciso realizar o conserto antes de melhorar o pavimento, que nesse caso é a ciclovia, interditada nos pontos de fragilidade.”

De acordo com a prefeitura, as obras de recuperação foram precedidas de um estudo desenvolvido ao longo de mais de um ano por técnicos do Departamento, em parceria com uma empresa privada. O objetivo é minimizar as chances de novos deslizamentos, por meio da construção de estruturas de contenção reforçadas e reaterro do talude, com materiais pré-selecionados.

A recuperação de cada trecho levará de quatro a seis meses para ser concluída. A expectativa é de término até o fim do ano, mediante investimentos que totalizam mais de R$ 8 milhões.

Trânsito

Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), duas faixas da avenida Ipiranga serão bloqueadas no sentido Centro-Bairro, entre as ruas Bernardo Pires e São Manoel, para a reconstrução do primeiro trecho do talude.

A orientação é de que os motoristas antecipem os seus deslocamentos e utilizem vias alternativas – as avenidas Bento Gonçalves e Protásio Alves, por exemplo. Confira, a seguir, os trechos do talude que passarão por obras.

– Diante da concessionária automotiva da esquina da rua São Manoel.
– Em frente à empresa de energia elétrica nas imediações da rua Vicente da Fontoura.
– Diante do laboratório de análises clínicas próximo à rua Santana.
– Em frente a um restaurante próximo à rua Lício Cavalheiro.
– Diante de uma revendedora de veículos perto da rua Vicente da Fontoura.
– Em frente ao antigo Ginásio da Brigada Militar (hoje empreendimento imobiliário), próximo à rua Silva Só.
– Diante do Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
– Próximo à parada de ônibus do campus da PUCRS (sentido Centro-Bairro).
– Ainda na área junto à PUCRS, próximo à rua Professor Cristiano Fischer (sentido Centro-Bairro).

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile