Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de novembro de 2021
Em solenidade nesta quarta-feira (3), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul formalizou a instalação de uma comissão especial de deputados estaduais para tratar das ações dirigidas ao setor industrial em meio ao processo de retomada do crescimento econômico. O colegiado tem 120 dias para apresentar um diagnóstico com sugestões.
Na próxima quarta-feira (10) deve ser escolhido o vice-presidente do grupo de trabalho e aprovado um cronograma de atividades. A comissão conta com os seguintes membros titulares:
– Dalciso Oliveira (PSB), presidente;
– Any Ortiz (Cidadania);
– Patrícia Alba (MDB);
– Beto Fantinel (MDB);
– Issur Koch (PP);
– Elizandro Sabino (PTB);
– Luiz Fernando Mainardi (PT);
– Pepe Vargas (PT);
– Vilmar Lourenço (PSL);
– Eduardo Loureiro (PDT);
– Faisal Karam (PSDB);
– Fran Somensi (Republicanos).
Perda de posição
A iniciativa partiu de Dalciso Oliveira. Ele destaca que o objetivo é “agir para preservar o papel da indústria no desenvolvimento econômico e social do Estado, a fim de evitar o agravamento da desindustrialização”, cenário que desde 2014 mantém o Rio Grande do Sul na 16ª posição nacional da atividade.
“A indústria é o setor da economia que mais gera emprego e paga os melhores salários, além de promover aumento da arrecadação e distribuição de renda”, acrescenta o parlamentar.
Ele pretendia iniciar esse trabalho desde o início do atual ano legislativo, levantando demandas, expectativas e ações para o setor em suas diversas cadeias produtivas. Mas o contexto da pandemia de coronavírus acabou atrasando a efetivação do plano.
Também empresário do setor calçadista, Oliveira destacou que é esse setor tem alavancado a demanda de empregos, o que evidencia uma confiança na força industrial gaúcha.
Por outro lado, aponta problemas que têm segurado o crescimento industrial, como a baixa competitividade, políticas de curta duração, burocracia e infraestrutura precária, temas já abordados no primeiro semestre deste ano pela Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Gaúcha.
Participações
Pela Mesa Diretora da Assembleia, a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), representando o presidente Gabriel Souza (MDB), declarou instalada e empossada a Comissão Especial.
Também estavam presentes os colegas Beto Fantinel (MDB), Sérgio Turra (PP), Luiz Fernando Mainardi (PT), Zé Nunes (PT), Eduardo Loureiro (PDT) e Vilmar Zanchin (MDB), bem como o secretário-chefe-adjunto da Casa Civil, Bruno Pinto de Freitas, empresários, entidades de classe e líderes setoriais.
Zilá Breitenbach (PSDB) destacou o empenho do Parlamento em melhorar os gargalos estruturais, destacando que há recursos para obras estratégicas para o desenvolvimento econômico estadual: “A Assembleia está atenta e mudou sua forma de fazer política, buscando agregar e construir”.
Pela Fiergs, o presidente Thomaz Nunnemkamp manifestou apoio ao trabalho parlamentar na análise de setor que determina o nível de desenvolvimento do País, Estado ou município.
Ele mencionou a geração de empregos pela indústria e a contribuição de mais de 30% na carga tributária, investindo em tecnologia e alinhada às práticas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Apontou, entretanto, o aumento da carga tributária na área industrial como fator determinante da desindustrialização, dentre outras medidas que causaram um recuo de 30% para 10% na participação da indústria de transformação.
O executivo também defendeu as reforma tributária e administrativa, além do teto de gastos para todos os Poderes, como medidas para melhorar o ambiente de negócios.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul