Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 31 de maio de 2023
A aprovação contou com apoio de políticos da oposição
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilA Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara aprovou nesta quarta-feira (31) moção de repúdio à visita oficial do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Brasil.
A aprovação contou com apoio de políticos da oposição, em movimento comandado pelo deputado federal Marcel van Hattem (NOVO – RS).
O presidente da comissão, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), afirmou que a visita de Maduro fez o Brasil passar vergonha mundial.
“É compreensível que o Brasil tenha relações comerciais com todo mundo, mas absolutamente inaceitável o tom de celebração com a qual ele foi recebido. Isso é uma vergonha nacional e o Congresso Nacional se posicionou contra esse fato”, ressaltou.
A moção de repúdio agora será levada ao plenário da Câmara. Governistas irão tentar obter rejeição do texto.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, esteve no Brasil em uma visita considerada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma retomada das relações com o país vizinho após anos de desgaste. O venezuelano participou de uma reunião com os presidentes dos 12 países da América do Sul, proposta pelo presidente Lula.
O líder chavista chegou a Brasília na noite de domingo (28), acompanhado da primeira-dama venezuelana, Cilia Flores, e foi recebido no aeroporto pela secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, a embaixadora Gisela Padovan.