Ícone do site Jornal O Sul

Comissão do Senado que analisa o impeachment de Dilma encerra os trabalhos nesta semana

Senadores aliados de Dilma deverão apresentar um voto em separado (Foto: ABr)

Encerrado o recesso parlamentar, a comissão que analisa o impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff no Senado deve concluir os trabalhos nesta semana, com a votação do parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG), marcada para quinta-feira (04).

O relatório deverá dizer se a denúncia por crime de responsabilidade fiscal contra a petista é procedente ou não e se ela deve ser levada a julgamento final. O pedido de impeachment é baseado em dois pontos principais. Um deles é o das chamadas “pedaladas fiscais” – prática que consistia em atrasar os pagamentos do Tesouro Nacional a bancos públicos para melhorar, temporariamente, a situação fiscal do País.

Outro ponto é a edição de decretos para liberar crédito extra de R$ 2,5 bilhões a diversos órgãos públicos, no ano passado, sem o aval do Congresso Nacional. O parecer de Anastasia será apresentado na terça-feira (02). Na quarta (03), está prevista a discussão, entre os integrantes da comissão, das conclusões do senador tucano.

Senadores aliados de Dilma deverão apresentar um voto em separado – um texto alternativo com conclusões divergentes das levantadas pelo relator. No entanto, o parecer em separado não deverá ser votado pelos integrantes da comissão.

Depois de votado na comissão, o parecer de Anastasia será analisado pelo plenário principal do Senado, em sessão que terá início no dia 9 de agosto e poderá se estender pela madrugada do dia 10. (AG)

Sair da versão mobile