Terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Comissão dos Festejos Farroupilhas elege cantor Pedro Ortaça como o patrono deste ano

Compartilhe esta notícia:

Ortaça é conhecido como um dos Quatro Troncos Missioneiros, junto com Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá.

Foto: Divulgação
Ortaça é conhecido como um dos Quatro Troncos Missioneiros, junto com Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá. (Foto: Divulgação)

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas realizou na última terça-feira (20) a primeira reunião de preparação para as festividades de 2024. Na ocasião, foi aclamado o nome do cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça para ser o patrono dos festejos deste ano. O encontro aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini e contou com a presença de representantes das 20 entidades parceiras que compõem a Comissão.

A secretária de Estado adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, apresentou um histórico dos últimos dois Festejos Farroupilhas: “após a pandemia, retomamos as atividades em 2022, e em 2023 os festejos foram marcados pela solidariedade aos atingidos pelas enchentes, com uma cavalgada solidária e a arrecadação de donativos”.

Na reunião, ficou definido que a Comissão terá como vice-presidente Rogério Bastos, da Fundação Cultural Gaúcha, ao lado de Karina Contiero Silveira, da OAB/RS, e Ivana Maria Genro Flores, da Casa Civil, como 1ª e 2ª secretárias, respectivamente. A próxima reunião da Comissão ficou agendada para 26 de março. As próximas etapas do trabalho de organização incluem a elaboração de identidade visual e a escolha da música-tema, entre outras definições. Neste ano, o acendimento da Chama Crioula será realizado em Alegrete.

Sobre o patrono

Pedro Marques Ortaça nasceu em 29 de junho de 1942, em São Luiz Gonzaga, um dos Sete Povos das Missões. É cantor, compositor e violonista de música nativista. Foi eleito personalidade do século em São Luiz Gonzaga e é conhecido como um dos Quatro Troncos Missioneiros, junto com Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá. É Mestre das Culturas Populares Brasileiras – Prêmio Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura, e tem mais de 120 músicas de sua autoria, consagrando-se como um dos principais baluartes da cultura gaúcha.

Tema

O tema dos Festejos Farroupilhas de 2024 é o “Centenário de Jayme Caetano Braun”. Durante sua carreira, o artista compôs diversas payadas, poemas e canções, sempre destacando o Rio Grande do Sul, a vida campeira, os modos, saberes e práticas do sul gaúcho e do gaúcho sul-rio-grandense, bem como a natureza peculiar da região missioneira do Estado.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Operação da Polícia Federal mira pilotos de helicóptero suspeitos de tráfico de drogas
Mercado eleva projeção de expansão da economia brasileira em 2024
https://www.osul.com.br/comissao-dos-festejos-farroupilhas-elege-cantor-pedro-ortaca-como-o-patrono-deste-ano/ Comissão dos Festejos Farroupilhas elege cantor Pedro Ortaça como o patrono deste ano 2024-02-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar