O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande anunciou uma nova iniciativa para reforçar a transparência e a prestação de contas de suas atividades.
A partir deste mês, será publicado um boletim trimestral com informações detalhadas sobre as ações desenvolvidas pelo grupo, incluindo avanços e desafios no enfrentamento das mudanças climáticas no Estado.
Segundo o secretário-executivo do Comitê Científico, Joel Goldenfum, o objetivo do boletim é estabelecer um canal de comunicação claro e acessível com a população e os atores envolvidos nas políticas públicas de adaptação climática.
“A comunicação é uma peça-chave para envolver as pessoas no processo. Com o boletim, esperamos não apenas informar, mas também engajar a sociedade em uma agenda comum de resiliência”, explica.
O primeiro boletim do comitê destaca os pareceres emitidos sobre projetos estratégicos – como os relacionados à proteção contra cheias em Eldorado do Sul, que foram avaliados para garantir o atendimento aos critérios hidrológicos, especialmente considerando os impactos da cheia de maio.
Outra abordagem do comitê destacada no informativo é a interação com a população por meio da promoção de diálogos – a exemplo do que foi realizado durante a Expointer 2024, quando foi debatida a resiliência no setor agropecuário.
O boletim é disponibilizado em formato digital e pode ser acessado no site da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e do Plano Rio Grande. A publicação inclui relatórios detalhados sobre as atividades executadas pelo comitê.