O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) informou que a alta do dólar e o anúncio do pacote fiscal do governo federal influenciaram o aumento da taxa básica de juros em 1 ponto percentual na semana passada.
Na ata divulgada nesta terça-feira (17), o colegiado defendeu a necessidade de políticas fiscal e monetária mais “harmoniosas”. “A percepção dos agentes econômicos sobre o recente anúncio fiscal afetou, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes, especialmente o
prêmio de risco, as expectativas de inflação e a taxa de câmbio”, afirmou o Copom no documento.
Na última reunião do ano, o Comitê elevou a Selic ao patamar de 12,25% ao ano. “A magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação”, diz a ata.
Ao defender o “firme compromisso de convergência da inflação à meta”, o Copom projetou mais duas altas similares da taxa Selic nas reuniões de janeiro e março. Se confirmadas, as elevações levarão os juros básicos a 14,25% ao ano.