Ícone do site Jornal O Sul

Comitê diz que atletas dos Estados Unidos podem não vir à Olimpíada do Rio de Janeiro

Delegação norte-americana liderou quadro de medalhas na Olimpíada de Londres, em 2012 (Foto: Reprodução)

A preocupação com o zika vírus motivou o comitê olímpico dos Estados Unidos a admitir que os seus atletas podem considerar a hipótese de não disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto. Segundo a agência de notícias Reuters, esportistas, dirigentes e funcionários de federações discutiram o assunto por meio de teleconferência.

“Os atletas que não se sentirem confortáveis poderão pensar em desistir dos Jogos”, teria dito o presidente do comitê, Donald Anthony. A entidade, no entanto, emitiu comunicado negando ter orientado a delegação a desistir do evento.

No começo deste mês, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou estado de emergência internacional por causa da provável relação entre o zika vírus e aumento no número de casos de microcefalia no Brasil. Os centros norte-americanos de controle sanitário já aconselham que as gestantes e os casais que pretendam ter filhos evitem visitar lugares onde o vírus foi registrado.

Já o COI (Comitê Olímpico Internacional) fez questão de informar às autoridades esportivas que dispõe de médicos encarregados de acompanhar a situação no Brasil. Também frisou que está confiante no sucesso dos Jogos do Rio de Janeiro, apesar da ameaça do zika e da poluição da Baía da Gunabara.

Na Olimpíada de Londres (Inglaterra), em 2012, os norte-americanos lideraram o quadro geral, com 104 medalhas: 46 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. (AG)

Sair da versão mobile