“Há grandes chances de a presidente Dilma Rousseff participar da abertura da Festa da Uva 2016”. Foi com essas palavras, ditas em tom de entusiasmo, que o presidente da 31ª edição do evento, Edson Nespolo, resumiu a audiência que teve com a presidente na manhã desta sexta-feira (12) no Palácio do Planalto, em Brasília. Nespolo esteve acompanhado da rainha Rafaelle Galiotto Furlan e das princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso, que fizeram o convite oficial a Dilma, oferecendo-lhe, na ocasião, um cesto de vime com uvas frescas, colhidas na noite anterior à visita na propriedade da família da princesa Patrícia. Também integrou a comitiva o prefeito Alceu Barbosa Velho, que intermediou a negociação da visita à presidente junto do deputado federal Pepe Vargas.
Até o final da tarde de quinta-feira, a visita à presidente Dilma para entrega oficial do convite ainda era incerta. A confirmação se deu apenas por volta das 20h30min, quando Nespolo e Alceu receberam telefonema do assessor da presidência, Álvaro Baggio. A comitiva foi recebida às 11h desta sexta, exigindo que os preparativos para a viagem entrassem a noite anterior. A comitiva embarcou às 5h50min, de Porto Alegre. “Foi uma correria, ir atrás das passagens, dos presentes, mas valeu muito o esforço de todos. A presidente nos recebeu extremamente bem, numa audiência que durou quase uma hora. Mostrou-se bastante ciente da tradição da Festa e da força de Caxias, e disposta a participar da abertura do evento, na próxima quinta-feira”, destaca Nespolo. “A presidente foi muito simpática, e nos deu a oportunidade de falar um pouco da história da Festa”, completa a rainha Rafaelle.
Fã de Pozenato
Dilma fez questão de comentar com a comitiva que é fã do escritor José Clemente Pozenato. “Já li A Coquanha, O Quatrilho e agora estou finalizando Babilônia”, ressaltou a presidente, referindo-se à trilogia escrita pelo autor, que será homenageado no desfile cênico-musical da Festa. Dilma também elogiou a echarpe de seda bordada pela artista plástica caxiense Cristina Mazzochi.