Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Com comitiva de 18 pessoas, Lula dribla público e imprensa e faz visita-relâmpago ao Vaticano para o velório do papa Francisco

Compartilhe esta notícia:

A comitiva desembarcou nesta sexta-feira em Roma, para participar do funeral do papa Francisco.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
A comitiva desembarcou nesta sexta-feira em Roma, para participar do funeral do papa Francisco. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve, nessa sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para prestar homenagem ao papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21). “Que sua sabedoria, coragem e compaixão sigam iluminando os corações de todos nós”, escreveu o presidente em publicação nas redes sociais.

Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ex-presidente Dilma Roussef, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do presidente da Câmara, Hugo Motta, além de outros ministros de Estado e parlamentares que compõem a comitiva presidencial brasileira.

“Eu e Janja estivemos há pouco em comitiva na Basílica de São Pedro, em Roma, na nossa primeira despedida ao papa Francisco, compartilhando a emoção e a devoção com todos que vieram prestar as merecidas homenagens ao Santo Padre”, escreveu o presidente Lula.

A comitiva desembarcou nesta sexta-feira em Roma, para participar do funeral do papa Francisco, marcado para este sábado (26).

Aos 88 anos de idade, o argentino Jorge Mario Bergoglio, seu nome de batismo, morreu de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Ele apresentava histórico clínico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2.

O presidente Lula decretou luto oficial de 7 dias pela morte do papa e, em mensagem, destacou o papel do pontífice na luta pela paz mundial, na propagação do amor, no combate à intolerância e às desigualdades.

Até o início da semana, a agenda prevista do presidente na Europa era apenas o comparecimento ao funeral do papa, sem encontros bilaterais.

Como o governo havia divulgado no começo da semana, os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também estão no Vaticano.

A presença deles na comitiva ocorre em meio a envios de projetos importantes do governo ao Congresso, e a viagem é vista como uma oportunidade também para alinhar as votações das propostas.

Lista da comitiva brasileira para funeral do papa

– Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira;
– Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski;
– Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira;
– Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo;
– Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP);
– Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB);
– Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso;
– Embaixador Celso Amorim, assessor-chefe da assessoria especial da Presidência;
– Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
– Senadora Leila Barros (PDT-DF);
– Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
– Deputado Luis Tibé (Avante-MG);
– Deputado Odair Cunha (PT-MG);
– Deputado Padre João (PT-MG);
– Deputado Reimont (PT-RJ);
– Deputado Luiz Gastão (PSD-CE);
– Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
– Deputada Professora Goreth (PDT-AP).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Lula sanciona lei que prevê tornozeleira eletrônica como alternativa para acusados de violência doméstica
Onça que devorou caseiro no Pantanal não será devolvida à natureza
https://www.osul.com.br/comitiva-de-lula-comparece-ao-velorio-do-papa-francisco-no-vaticano/ Com comitiva de 18 pessoas, Lula dribla público e imprensa e faz visita-relâmpago ao Vaticano para o velório do papa Francisco 2025-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar