Ícone do site Jornal O Sul

Comitiva gaúcha pede em Brasília a redução dos preços de passagens aéreas com destino a Porto Alegre

Grupo mencionou alta de até 62% nos valores dos bilhetes no ano passado. (Foto: Divulgação/Fraport)

Reunida em Brasília nessa quinta-feira (4) com o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, e com a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Jurema Monteiro, uma comitiva gaúcha debateu a redução nos preços de passagens aéreas com destino a Porto Alegre. A demanda partiu da prefeitura de Gramado, que aponta valores até 62% mais caros nos bilhetes no ano passado.

Fizeram parte da grupo o secretário de Turismo em exercício do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindilojas e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, além de integrantes do SindTur da Serra Gaúcha e do instituto Convention e Visitors Bureau.

Eles ouviram as ponderações da presidente da Abear sobre os custos operacionais e dificuldades para a obtenção de aeronaves no momento atual. Em seguida, foi firmado o compromisso de iniciar uma roda de tratativas já na semana que vem.

“É necessário estudarmos, caso a caso, como é possível aumentar a promoção turística e como podemos aderir em situações nas quais o trade também vai ofertar valores promocionais para que, num conjunto de mecanismos, possamos evoluir e efetivamente reduzir o preço das passagens aéreas”, comentou Rodriguez Júnior.

Ele acrescentou: “A grande conquista é essa sinergia que existe entre o governo federal, governo estadual, Abear e o trade liderado pela prefeitura gramadense. Isso permitirá o início das negociações efetivas buscando a redução do preço das passagens”.

O vice-prefeito e secretário de turismo de Gramado, Luia Barbacovi, saiu satisfeito do encontro: “Foi um encontro muito produtivo e o MTur se colocou à disposição para encontrar caminhos que ampliem a divulgação da região. A Abear se comprometeu em buscar alternativas com as empresas a fim de ampliar a malha aérea e rever os curtos das passagens para Porto Alegre e Caxias do Sul”.

Jurema, por sua vez, destacou o esforço conjunto: “Tivemos uma agenda muito positiva com os setores público e privado do Rio Grande do Sul e do município de Gramado, para que todos pudessem conhecer o cenário do setor aéreo nacional. A Abear vai se esforçar para aumentar o diálogo e discutir a melhoria da oferta de voos na Região Sul do Brasil”.

Pauta ampliada

No início da tarde, o secretário de Turismo em exercício se reuniu com representantes da empresa Azul Linhas Aéreas. Ele voltou a discutir o preço das passagens e buscou alinhar diretrizes iniciais de outras negociações com a empresa. “O objetivo é transformar a capital gaúcha em um polo de concentração e distribuição de mais aeronaves no Rio Grande do Sul”, frisou o governo gaúcho no site estado.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile