Ícone do site Jornal O Sul

Como construir sua lista de desafios pessoais para 2023

Uma recente pesquisa do Statistic Brain Research Institute aponta que 50% das pessoas desistem das resoluções feitas no Réveillon já em janeiro. O alto índice de deserção pode estar ligado a um fator que parece se repetir ano após ano: metas ambiciosas demais. No quinto e último episódio de 2022 do programa Tudo Bem?, da Panvel, a jornalista Mônica Salgado conversa com Gabriel Carneiro, escritor e terapeuta, e Carol Tilkian, comunicadora e pesquisadora de relacionamentos, para inspirar os espectadores na hora de botar no papel suas promessas para 2023.

Para iniciar a conversa, Mônica faz uma provocação. “Só para variar, procure trocar feitos de grande impacto por pequenos prazeres, coisas grandiosas pelas simples”, propõe, sugerindo um novo olhar sobre as metas que costumamos definir nesta época do ano. A comunicadora Carol diz que, na prática, sabemos que é só uma mudança do dia 31 para o dia 1º, mas que o ritual de passagem cria uma camada de significado emocional. “Criamos símbolos e eles são importantes para basear nossos desejos e nos ajudar a ir na direção que queremos.”

Já Carneiro defende algo mais ousado, que é trocar a lista do futuro por uma do passado. “O que geralmente não fazemos é avaliar nossos avanços no ano que se encerra. Antes de vibrar ‘o que eu quero’, é importante reconhecer o que de fato conseguimos realizar. E valorizar isso.” Depois, fazer projeções que não dependam de terceiros, mas que possam ser colocadas em prática “já”. Um fato curioso, destaca Carneiro, é que as listas são sempre muito parecidas. “Todo mundo quer saúde, dinheiro, relacionamentos felizes, viajar e perder peso.”

As reflexões dos convidados ajudam a entender o quanto todos nós idealizamos a felicidade e costumamos projetá-la sempre à frente, em uma busca muitas vezes infinita. “O amor próprio e a autoaceitação nos permitem viver o hoje, sem condicionantes”, comenta Carol. E Carneiro completa com um questionamento: “enquanto não chegamos na vida ideal, qual é a vida possível?”. São 47 minutos de bate-papo com muitos ensinamentos e inspirações a fim de ajudar o público a construir uma lista mais possível de se tornar realidade.

Reflexões para sua lista de promessas

1. Nem sempre dá para realizar tudo, mas sempre dá para reconhecer o que já realizamos;

2. Plenitude é fantasia. A falta é que move nossas buscas;

3. Cuidado para seus desejos não virarem vilões de obsessão e opressão;

4. Não espere esperando. Espere fazendo;

5. Para ter o resultado que te deixa feliz, é preciso cumprir as tarefas que te deixam infeliz;

6. Muitas vezes o ganho que a gente procura está na perda que a gente não aceita;

7. Treine o mantra: agradecer mais e pedir menos;

8. Para seguir em frente com mais felicidade e aceitação, não hesite em acionar sua rede de afetos;

9. Acredite, não é só você. Todo mundo está se sentindo menos. Menos rico, menos inteligente, interessante e bonito. Antídoto? Combater as idealizações;

10. Qual é a narrativa da sua vida e que outras histórias você pode contar?

Assista ao programa completo através do link https://www.youtube.com/watch?v=K9NAwTwCInw.

Sair da versão mobile