Nunca na História, os 50 anos foram tão festejados. Diferentemente de tempos atrás, quando as pessoas julgavam estar entrando na etapa final da vida, completar meio século hoje em dia, com filhos criados, carreira estabelecida e a beleza cada vez mais valorizada, é sinônimo de plenitude, empoderamento e liberdade. Com o tempo a seu favor, o momento é de olhar para si e entender do que o seu corpo e a sua pele precisam. Só assim será possível revelar todo o poder que essa fase tem para oferecer.
É o que prova a influenciadora Dani Godoy, de 54 anos. Ela havia acabado de ultrapassar o marco dos 50 quando, em 2020, veio a pandemia de Covid-19.
Seus filhos já tinham crescido, seu trabalho como empresária de moda estava ameaçado, e sua vida, como a de todos, parecia um sopro.
Foi seu marido quem sugeriu um canal para compartilhar dicas de beleza. Na época, ela ainda não tinha tornado os cuidados com a pele um hábito, mas entendeu o chamado.
“Eu entrei nessa de entender que o tempo já tinha passado e pensar na qualidade de vida que quero ter nas próximas décadas. Porque é como me comporto hoje que fará a diferença nos meus 70, 80 anos”, diz.
Disposta a encarar as mudanças inexoráveis do tempo, no final de 2020, ela abriu seu canal no YouTube. Menos de quatro anos depois, já dá para sentir na pele a diferença. Literalmente.
“Comecei minha rotina de cuidados diários aos 50. Se você olhar minha pele de hoje, aos 54, vai ver que ela está muito melhor”, conta. A mudança impactou em sua autoestima, no prazer em trabalhar, na delícia de descobrir um propósito depois dos 50 anos.
“Não adianta indicar um monte de produtos para uma paciente que não tem costume de fazer nada. Então, o básico é sempre bem-vindo”, comenta o dermatologista Alessandro Alarcão.
No consultório que comanda, em Goiânia, com filiais no Rio e em São Paulo, há tecnologias avançadíssimas para o estímulo e reposição de peptídeos de colágenos, mas é possível transformar a qualidade da pele adotando os hábitos simples descritos a seguir.
1 – Beber água
A conta para uma hidratação correta é de 30 a 40ml de água por quilo. Ou seja, uma pessoa de 70kg deve ingerir, em média, 2,5 litros por dia. Chás caseiros e sucos com adição de água podem ser contabilizados, mas é só.
2 – Proteção solar
Para os mais jovens, a dica de usar protetor solar parece corriqueira, mas para o público 50+, que passou a infância e a adolescência sem saber da existência desse item fundamental em qualquer rotina de autocuidado, não é.
Além de passar o protetor pela manhã, Alessandro indica repetir a aplicação mais duas vezes ao longo do dia.
3 – Skincare sempre
Cuidar adequadamente da pele não significa gastar milhões nem passar horas em frente ao espelho. Pela manhã, a sugestão é lavar o rosto com um sabonete específico para esse fim, aplicar vitamina C e hidratar a cútis com um produto indicado para o seu tipo de pele. Só então, passe o protetor solar.
A rotina noturna é ainda mais prática. Depois da limpeza e da hidratação, basta passar um ácido retinóico que a noite faz o restante do trabalho.
4- Sono sem make
Mesmo quem não usa produtos na pele antes de dormir, consegue gastar meio minuto a mais para dormir com o rosto limpo. Sua indicação é usar um cleansing oil, que derrete a make com pouca quantidade e é encontrado em qualquer farmácia, com marcas e preços variáveis.
5- Alimentação
Nada em excesso faz bem, em nenhuma fase da vida. A dica aqui é dosar o consumo alcoólico, evitar a ingestão de açúcar e combinar proteínas, verduras, legumes e frutas. As informações são do O Globo.