Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Como não fazer

Compartilhe esta notícia:

Para Temer, a relação com a base aliada ficou desgastada porque o Planalto foi obrigado a atender a dezenas de demandas individuais. (Foto: Beto Barata/PR)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O PMDB, envolto na pior crise de sua história, é forte concorrente ao Troféu Trapalhada do Ano. Quer cooptar parlamentares de outros partidos que pretendem entrar no DEM, hoje o principal aliado.

Se errar…

O presidente Michel Temer vai reservar bom tempo, no final de semana, para a prática do boliche. Quer dizer, derrubar obstáculos. A votação de nova denúncia na Câmara dos Deputados põe em jogo a frágil estabilidade do governo.

Fio da meada

O ministro Teori Zavascki, a 23 de setembro de 2016, autorizou a apuração preliminar da citação a Temer na delação de Sérgio Machado, que tinha sido presidente da Transpetro.

Foi o começo e não parou mais.

Toma cuidados

A suspensão de Antônio Palocci por 60 dias e não a expulsão, após as denúncias contra Lula, deixa fortes as evidências de que há mais do que ar na tuba. A direção nacional usou a famosa virada no botão do fogão para tornar a chama leve.

Esperando

Começará a terceira semana em que dois projetos trancam a pauta na Assembleia Legislativa. O primeiro reduz o número de servidores cedidos a sindicatos de entidades representativas de categorias. O outro altera o critério de promoções na Brigada Militar.

Só após vencer os dois temas, os demais projetos da pauta poderão ser votados.

Manobra equivocada

A prefeitura de Porto Alegre conversa com direções de partidos próximos para que convençam seus vereadores, contrários ao aumento do IPTU, a pedirem licença na próxima semana. Até agora, nenhum aceitou. Alguns até se rebelaram com a tática e querem denunciar na tribuna.

Muito pouco

O salário inicial para médico com carga de quatro horas por dia, na prefeitura de Porto Alegre, é de 2 mil e 257 reais e 76 centavos. Informação do sindicato da categoria.

Iniciativa elogiável

O deputado estadual Luís Augusto Lara protocolou, em junho deste ano, projeto que cria a campanha Abril Marrom, de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira no Rio Grande do Sul. Nesse mês, pretende que sejam realizadas ações para conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à perda da visão. A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia precisa apressar o andamento para que esteja incluída no calendário de 2018.

Há 25 anos

A 23 de setembro de 1992, o Palácio do Planalto perdeu mais uma: o Supremo Tribunal Federal decidiu por seis votos a três, que a manifestação de cada parlamentar sobre o impeachment do presidente Fernando Collor seria por voto aberto. Nenhum ficaria escondido atrás de biombo.

Além da medida

A Câmara votará, na próxima semana, os limites de despesas de campanhas eleitorais em 2018: para candidatos a deputado federal, 2 milhões e 500 mil reais; a deputado estadual, 1 milhão e 500 mil. É muito dinheiro. Mesmo assim, haverá estouros porque os mecanismos de fiscalização são deficientes.

Diferença

Ganhou tímida repercussão na imprensa brasileira a decisão do vice-presidente do Uruguai, Raul Sendic, de renunciar ao cargo. Ele foi acusado de usar um cartão corporativo para pagar despesas pessoais como produtos eletrônicos, roupas, móveis e artigos de supermercado. Não houve abertura de CPI ou inquérito criminal contra o vice. Apenas o Tribunal de Ética do seu partido emitiu parecer criticando a conduta. Foi o suficiente.

Mais um capítulo

O caos no Rio de Janeiro chega ao auge: as Forças Armadas, com 950 soldados e dez blindados, cercam a favela da Rocinha. É uma variante da guerra civil na ex-Cidade Maravilhosa.

Sem igual

Propina em escala é a inovação cujo registro será solicitado no Livro Guinness dos Recordes.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Em quatro anos só metade das empresas sobrevive
Escolhas e Resultados
https://www.osul.com.br/como-nao-fazer/ Como não fazer 2017-09-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar