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Brasil Como o uso de Inteligência Artificial ajudou Ceará a ter rede pública com a maior pontuação na redação do Enem

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Em 2024, o foco no Exame veio através da implementação de uma trilha formativa específica de preparação, incluindo o aumento na quantidade de horas destinadas ao ensino e prática de redação. (Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

O Ceará foi destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ao alcançar o maior número de notas entre 950 e 1000 na redação, superando a rede pública de todos os outros estados. Por trás dos resultados, há uma série de políticas públicas bem-sucedidas e um trabalho conjunto entre gestão estadual, escolas, professores e alunos. Entre as medidas estão o incentivo à leitura, prática diária e o uso de inteligência artificial (IA).

Para o secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE), Helder Nogueira, a política de educação em tempo integral, seja nas escolas que antes eram regulares ou nas de ensino profissional, foi essencial para o resultado obtido. Com os alunos passando mais tempo nas instituições de ensino, a grade curricular foi pensada de modo a ampliar o destaque para o Enem.

Em 2024, o foco no Exame veio através da implementação de uma trilha formativa específica de preparação, incluindo o aumento na quantidade de horas destinadas ao ensino e prática de redação. Alunos do terceiro ano do Ensino Médio em Tempo Integral passaram a ter duas horas a mais de aula da disciplina.

“Os estudantes e professores têm a oportunidade de exercitar mais, de aprofundar os conhecimentos e de produzir textos, corrigidos com a orientação dos professores”, destaca o secretário.

Há outras iniciativas que estão em ação há mais de uma década. O projeto “Enem Chego Junto Chego Bem” surgiu em 2012 com a finalidade de preparar os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame. O secretário explica que, atualmente, a iniciativa funciona por meio de uma agenda anual com uma série de atividades desenvolvidas até o dia da prova. “A agenda foca na mobilização, no engajamento e na preparação dos estudantes para o Enem, mas também com um olhar muito focado na redação”, pontua.

Entre as ações desenvolvidas pelo projeto estão:

  • Emissão de documento com foto;
  • Simulados;
  • Concurso de Redação;
  • Enem não tira férias: aulas virtuais no mês de julho;
  • Plataforma de envio de redações para correção e feedback;
  • Ao Gosto do aluno: atividades em preparação para o Enem e ações de lazer e cultura em prol do mês do estudante;
  • Aulões preparatórios;
  • Oficinas de redação.

Além das ações da Secretaria de Educação, há iniciativas desenvolvidas pelas escolas da rede pública que também agregam ao resultado alcançado.

Prática e correção

Iaracy Ferreira, diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Vicente de Paulo da Costa, localizada no município de Acaraú, destaca que o trabalho direcionado e individualizado de acompanhamento das produções textuais é essencial para garantir o sucesso dos alunos. “Eram sugeridas produções semanalmente, e cada correção era seguida do feedback do professor”, conta.

Na escola, 87% dos alunos que realizaram o Enem 2024 alcançaram nota superior a 800. Breno Lopes, de 19 anos, que concluiu o Ensino Médio no ano passado, foi um desses estudantes, atingindo 920 pontos.

Uso de IA e tecnologia

O uso de tecnologias, incluindo ferramentas de Inteligência Artificial (IA), também foi uma estratégia adotada. “Em nossa escola, as novas tecnologias, inclusive a IA, têm sido uma grande ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Uso de recursos tecnológicos como videoaulas, testes online, jogos interativos, entre outros, permeiam nosso ambiente escolar”, comenta a diretora Iaracy.

A professora de Redação e Língua Portuguesa da EEMTT Vicente de Paulo da Costa, Francisca Andrêzza Alves, destaca que os recursos têm fortalecido o ensino e a aprendizagem. “É inegável que a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no mundo contemporâneo, influenciando cada vez mais nossos jovens. Foi uma maneira que encontramos de chamar atenção dos nossos jovens para que eles se sentissem motivados a interagir nas aulas”, declara.

As principais ferramentas utilizadas na EEMTT Vicente de Paulo da Costa são:

  • Kahoot;
  • Ferramentas Google;
  • Quizizz;
  • Chat GPT;
  • Copilot;
  • Gamma App;

Leitura e senso crítico
A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Marta Maria Giffoni de Sousa, também de Acaraú, atingiu o marco de 140 alunos com notas acima de 900. A diretora Mirele Maria Rodrigues da Silva aponta que o foco no protagonismo estudantil, na leitura, na escrita e no desenvolvimento do senso crítico foram importantes para o resultado atingido.

A professora de Língua Portuguesa e Redação, Almira Aires Santiago Moura, cita projetos desenvolvidos pela escola para estimular a leitura e a escrita:

  • Círculos de leitura: Grupos acompanhados por um professor e mediados pelos multiplicadores de leitura (alunos selecionados para liderar grupos de 15 estudantes), em que há o compartilhamento de reflexões sobre a obra selecionada;
  • Litera Giffoni: Projeto bimestral em que os alunos são conduzidos à biblioteca da escola, visitam obras e agendam para leitura individual. Ao fim do prazo, os estudantes apresentam resenhas do livro;
  • RedLab: Oficinas semanais para orientação, escrita, reescrita e devolutiva do que está sendo produzido pelos estudantes. As informações são do portal G1.

 

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