Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de fevereiro de 2021
Imagine pedir um drink durante o cruzeiro e ser atendido por um robô? A partir de abril, passageiros do MSC Virtuosa conhecerão Rob, “funcionário” da linha de cruzeiros. Segundo a revista eletrônica Travel Pulse, ele está programado para misturar, sacudir, mexer, enfeitar e servir diversos coquetéis, inclusive bebidas personalizadas.
Os pedidos são feitos através de uma ferramenta digital, que envia a demanda diretamente para Rob. Além de especialista em bebidas, o robô fala oito idiomas, inclusive, português do Brasil, além de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, chinês e japonês.
Segundo nota da MSC, Rob tem “habilidades e capacidade de resposta emocional” que, junto com “um ambiente envolvente e de tecnologia, garantirão uma atração obrigatória para todas as idades”.
O robô ainda usa uma tela de LED como rosto para transmitir emoções ao falar com os convidados. Os coquetéis futuristas serão servidos em copos personalizados que os hóspedes poderão levar para a casa. O bar também incluirá hologramas 3D, uma parede de arte digital e uma mesa interativa digital infinita de 12 lugares, que oferece aos viajantes seu próprio “tour galáctico”.
O MSC Virtuosa entrará em operação em abril e operará cruzeiros de três, quatro e cinco noites no Mediterrâneo antes de ir para o norte da Europa no verão de 2021, com uma variedade de itinerários para os fiordes noruegueses e as capitais do Báltico.
Em termos ambientais, o MSC Virtuosa apresenta algumas das tecnologias mais avançadas atualmente disponíveis, incluindo: sistemas híbridos de limpeza de gases de escape (EGCS) e sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) de ponta, sistemas de tratamento de águas residuais projetados de acordo com a Resolução MEPC 227(64) da Organização Marítima Internacional, energia “shore-to-ship”, bem como um sistema de gerenciamento de minimização do ruído subaquático, com projetos de casco e de casa de máquinas que minimizam o impacto sonoro acústico, reduzindo seus potenciais efeitos na fauna marinha, entre outros.
Ele também recebeu o prêmio “11 Golden Pearls” da Bureau Veritas por sua variedade de aspectos inovadores, incluindo proteção ambiental, saúde e segurança. O MSC Virtuosa é de fato o primeiro navio de cruzeiro do mundo a receber uma notação BIORISK da Bureau Veritas em reconhecimento à sua capacidade de mitigar e gerenciar o risco de doenças infecciosas para os passageiros.
Nosso objetivo de longo prazo é atingir uma operação de impacto zero e esta é a jornada em que estamos hoje. O MSC Virtuosa representa outro passo importante nessa direção, juntamente com nossos outros investimentos no desenvolvimento acelerado de tecnologia ambiental de última geração. Isso também confirma nosso firme compromisso de longo prazo em atingir essa meta ambiciosa”, disse Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros.