Ícone do site Jornal O Sul

Companhia de dança gaúcha abre nova etapa do Festival Funarte Acessibilidança

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta a segunda fase do Festival Funarte Acessibilidança, com montagens premiadas e inéditas da Região Sul do País.

A temporada será aberta pelo espetáculo *Flamenco Imaginário*, da Cia. Del Puerto, do Rio Grande do Sul, no dia 7 de julho, quarta-feira, às 20h. Na sequência, serão exibidos: *Convite ao Olhar*, de Santa Catarina; e *Do Avesso*, do Paraná. As sessões em vídeos com audiodescrição e Libras ficarão disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube (*bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca <http://bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca>). Os projetos
contemplados nas demais regiões do País serão apresentados até outubro.

*Flamenco Imaginário*, da Cia. Del Puerto, de Porto Alegre (RS), inicia a programação da região. A montagem de dança é livremente inspirada na dramaturgia de *O Corcunda de Notre-Dame*, de Victor Hugo. As intérpretes trazem à cena um espetáculo lúdico e criativo, com trilha sonora inédita, composta especialmente para a obra, provocando a imaginação e os sentidos. *Flamenco Imaginário* foi adaptado para o festival com acessibilidade plena e adaptações pensadas para a transmissão em vídeo.

Já a Cia. de Dança Lápis de Seda, de Florianópolis (SC), apresenta *Convite ao Olhar*, no dia 14 de julho. O espetáculo é inspirado em elementos do cotidiano dos bailarinos e na forma como cada indivíduo reage a diferentes situações. A obra é voltada para a valorização da singularidade humana, mostrando que todos temos limitações e capacidades variadas, para desconstruir conceitos engessados, com leveza e bom-humor.

Segundo a direção coreográfica da montagem, os movimentos e sentimentos utilizados na construção do trabalho partiram de uma improvisação dirigida e de um laboratório sobre o tema “solidão”. “Por um lado, o desejo de estabelecer conexões com o outro. Por outro, a vulnerabilidade necessária para a exposição individual (elemento essencial para qualquer conexão humana). Esses dois lados tomaram formas nas tramas dos elásticos.

Frouxos o suficiente para que os bailarinos possam se movimentar e ir longe. Mas sempre aprisionados por essas amarras. No final, vem a experiência de soltar. Difícil, mas fundamental”, explica o coletivo.

Agenda dos contemplados da Região Sul

Dia 7 de julho, quarta-feira, às 20h
Estreia com exibição do espetáculo Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (Rio Grande do Sul)

Dia 14 de julho, quarta-feira, às 20h
Montagem da dança Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (Santa Catarina)
Dia 21 de julho, quarta-feira, às 20h
Espetáculo Do Avesso, do Grupo Nó Movimento (Paraná)

Sair da versão mobile