As principais companhias aéreas que operam no Brasil pretendem aumentar o número de voos no mês de julho, com a expectativa de aumento da demanda de passageiros no período, considerado a alta temporada turística no País.
A Azul, terceira maior companhia aérea nacional, anunciou que adicionará cerca de mil voos extras em sua malha de julho para atender a previsão de demanda maior de passageiros, principalmente para a Região Nordeste. A ação prevê a inclusão de novos mercados domésticos, aumento de voos internacionais e operações extras em 19 aeroportos.
O anúncio dos voos extras acontece quase um mês depois que a Azul fez uma oferta pública inicial de ações, movimentando cerca de 2 bilhões de reais. “Estamos muito entusiasmados com a chegada da alta temporada de julho. Neste ano, apostamos em novos mercados e, logicamente, nas regiões mais procuradas pelos turistas”, ressaltou o diretor de Planejamento Daniel Tkacz.
A Gol, líder no mercado doméstico, também promete voos-extras para a alta temporada, tanto para mercado doméstico quanto no internacional, sendo que uma das novidades será o voo do Rio de Janeiro para Santiago do Chile, que inicia em julho e se manterá após este período na malha regular da companhia.
Já a Latam Airlines, segunda no mercado brasileiro, planeja operar cerca de 900 voos-extras em julho, a fim de atender à elevação da demanda. A Avianca Brasil, por sua vez, prevê 296 operações adicionais, que serão realizadas entre os dias 30 de junho e 5 de agosto.
Dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) mostraram que a demanda por voos domésticos cresceu em março pela primeira vez em 20 meses.