Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 16 de fevereiro de 2021
Foto ilustrativa de um dos articuladores da programação do Mês de Visibilidade Trans na CCMQ.
Foto: Gustavo Deon/DivulgaçãoO concurso fotográfico “InTransFerível – Imagens da Diversidade” está com inscrições abertas até 31 de março. O concurso é realizado pela CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana (rua dos Andradas, 736, – Centro Histórico de Porto Alegre), por meio da sua Associação de Amigos, em parceria com o Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituições da Sedac (Secretaria da Cultura ) e tem o apoio da assessoria de Diversidade da secretaria. O evento incrementa o conjunto de políticas afirmativas e inclusivas, cuja incorporação ao saber social se efetiva pela presença nos espaços culturais.
Voltado a imagens registradas em celular por pessoas transexuais, o concurso reserva 20% das vagas a participantes não trans. Os primeiros colocados receberão premiação em dinheiro e as 20 melhores fotos vão compor uma exposição especial na CCMQ, durante o mês de junho.
O diretor da Casa de Cultura, Diego Groisman, explica que o concurso fotográfico “InTransFerível” propõe cinco eixos de percepção. “Esses eixos são realidades transformadoras: a pessoa trans na sociedade; profissão e trabalho; novos horizontes: a pessoa trans privada da liberdade; culturas transurbanas: a pessoa trans e as periferias, e interseccionalidade: a pessoa trans em suas relações culturais, sociais e étnicas”, detalha Groisman.
“Valorização e inclusão são palavras que resumem o propósito desse concurso. Nossa expectativa é contar com registros que traduzam a sensibilidade e o talento no olhar de pessoas tantas vezes estigmatizadas e à margem da sociedade. É um passo e tanto”, considera a secretária adjunta da Cultura e mulher trans, Gabriella Meindrad.
Como participar
As imagens devem ser enviadas em formato JPG/JPEG, com pelo menos 2560 pixels no lado maior e tamanho máximo de arquivo de 5 MB (cinco megabytes).