Segunda-feira, 28 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Condenado na Operação Lava-Jato, o ex-ministro Antonio Palocci passa a cumprir pena no regime aberto

Compartilhe esta notícia:

Palocci deixou a prisão para cumprir pena em casa em novembro de 2018. (Foto: Reprodução/TV)

O ex-ministro Antonio Palocci vai progredir para o regime aberto a partir desta terça-feira (6), conforme decisão do juiz federal Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba, no Paraná, desta segunda-feira (5). Palocci continuará usando tornozeleira eletrônica.

Com a progressão, ele poderá sair de casa durante o dia, mas precisará ficar recolhido entre 20h e 7h, em dias de semana. Aos sábados, a proibição de sair de casa será a partir das 20h. Aos domingos e feriados, o ex-ministro deverá ficar integralmente em casa.

Palocci foi condenado na Operação Lava-Jato, em junho de 2017, por corrupção e lavagem de dinheiro. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) reduziu a pena de 12 anos e 2 meses, da primeira instância, para 9 anos e 10 dias.

Ele está preso desde setembro de 2016. Em novembro de 2018, o ex-ministro deixou a cadeia em Curitiba e passou a cumprir pena em regime semiaberto com recolhimento domiciliar integral monitorado pela tornozeleira, em São Paulo (SP).

O juiz impôs condições para a progressão do regime:

a) Permanecer recolhido em prisão domiciliar (ante a inexistência de casa de albergado ou outro estabelecimento adequado para o cumprimento de pena em regime aberto – art. 93 da LEP) nos seguintes períodos: de segunda a sexta, a partir das 20:00 horas até as 07 horas do dia seguinte; aos sábados, a partir das 20:00 horas; e integralmente aos domingos e feriados.

b) proibição de se ausentar da cidade, sem autorização judicial”.

“Relativamente ao pedido do evento 321, reafirmo que ANTÔNIO PALOCCI FILHO ostenta bom comportamento ao longo da execução, sendo que, até o presente momento, não foram registrados descumprimentos no monitoramento eletrônico, consoante se observa dos autos nº 5055924-78.2018.4.04.7000. Também não há notícia de outras faltas disciplinares”, escreveu.

Encontro com a mãe

O magistrado ainda anota que, na situação específica de Palocci, ‘sendo a genitora do executado senhora de idade avançada (84 anos), considero caracterizada situação excepcional, a justificar a ida do apenado a seu encontro’. “Consigno que o deferimento do pedido não trará prejuízo à concretização das finalidades da pena, possuindo inclusive potencial de contribuir para o convívio familiar e a ressocialização do apenado”.

O que diz a defesa

A defesa de Palocci informou, por meio de nota, que a decisão da Justiça Federal “foi acertada e reconheceu um direito de Antonio Palocci Filho, o qual continuará colaborando com a Justiça de modo amplo e irrestrito”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Bolsonaro afirma que vida dos patrões é tão difícil quanto dos desempregados
Um projeto que tramita no Senado quer ampliar o poder de atuação das comissões de inquérito para que o Congresso Nacional possa propor a delação premiada dos investigados
https://www.osul.com.br/condenado-na-operacao-lava-jato-o-ex-ministro-antonio-palocci-passa-a-cumprir-pena-no-regime-aberto/ Condenado na Operação Lava-Jato, o ex-ministro Antonio Palocci passa a cumprir pena no regime aberto 2019-08-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar