Ícone do site Jornal O Sul

Confira 7 dicas para se desligar do trabalho e descansar nas férias

Desligar do trabalho não é tarefa fácil, mas é fundamental buscar meios para garantir o descanso nas férias. (Foto: Reprodução)

Nada como a chegada do fim do ano para pegar aqueles dias de descanso ou emendar as férias e recarregar as baterias para o próximo ano. Para muitos profissionais, entretanto, desligar do trabalho não é tarefa fácil, mas é fundamental buscar meios que garantam o merecido descanso.

Pensando em te ajudar a desligar do trabalho, separamos algumas dicas. Confira e aproveite o período para relaxar.

Deixe tudo organizado

Você vai ter que dedicar algum tempo para organizar todas as suas tarefas, mas isso vai te garantir tranquilidade nas férias. Então, vale a pena investir algumas horas do seu dia para deixar toda a rotina organizada

Evite usar equipamentos do trabalho

Evite entrar nos equipamentos eletrônicos do trabalho. O ideal é deixar celular, tablet ou computador desligados durante o período de folga para evitar ser acionado

Silencie as notificações

Se o seu único aparelho celular é o do trabalho, desligue as notificações e evite entrar no e-mail corporativo. Aquela espiadinha no grupo da empresa ou no e-mail pode ser uma ida sem volta para passar as férias envolvido no trabalho.

Oriente o seu substituto

Deixe a equipe a par de todas as atividades que você desempenha e passe as instruções necessárias para elas continuarem sendo executadas mesmo na sua ausência

Deixe recado programado

Programe o seu e-mail com respostas automáticas e deixe um aviso de férias ou folga

Anote as senhas

É comum as pessoas esquecerem as senhas quando voltam das férias. A dica é deixar essas informações anotadas em um local seguro e de fácil acesso.

Confie na sua equipe

Acredite, as coisas podem funcionar muito bem sem você. Se os seus colegas foram preparados para este momento, relaxe e aproveite a folga!

Dicas do que fazer nas férias

Ninguém merece voltar ao trabalho mais cansado do que saiu, não é? Então, veja dicas práticas para decidir o que fazer nas férias e aproveitar ao máximo o tempo de descanso tão merecido!

1-Pratique seu esporte favorito

Sabe aquele esporte favorito que você não pratica faz um século? Pois é, esse é o momento! Se for um esporte em equipe, como futebol, vôlei ou basquete, é também uma ótima oportunidade de reunir os amigos e passar tempo junto deles.

Caso seja algo individual, como caminhar ou andar de bicicleta, basta ver se as roupas e materiais estão em dia e reservar um horário do dia para isso. Usar um app como o Nike Training Club também serve como incentivo.

Pense em formas de incluir essa atividade na sua agenda mesmo depois de voltar às atividades normais. Cultivar hábitos saudáveis fará toda a diferença no seu desempenho como profissional.

2-Faça uma viagem

Se as finanças permitirem, uma das melhores maneiras de aproveitar as férias é por fazer uma viagem. Seja para visitar a família ou conhecer pontos turísticos, viajar é a oportunidade ideal de sair da rotina e recarregar as energias.

Mas é preciso se planejar direito. Para isso, vale a pena fazer uma lista de possíveis destinos, bem como cotações de valores e prazo de ida e volta. Veja também se compensa procurar pacotes de viagem em agências de turismo.

Tudo isso vai evitar que você fique sobrecarregado com os preparativos quando as férias chegarem.

3-Devore o Netflix

Eu ouvi falar em maratona? Exatamente, e essa é no conforto da sua casa! As férias oferecem todo o tempo que você precisa para maratonar aquelas séries da Netflix (ou qualquer outro serviço de streaming que você goste) que você tanto aguardava sem medo de ser feliz.

Na verdade, é o seu gosto que manda: se preferir esportes, vida animal, culinária, moda ou qualquer outro tema, é só colocar as séries/filmes/programas de TV em dia.

4-Aprenda um hobby novo

Aprender um hobby novo é prazeroso e pode acrescentar muito ao desenvolvimento pessoal (e até profissional), mas exige tempo, especialmente no início.

É por isso que vale a pena se dedicar a aprender uma nova habilidade durante as férias. Será mais fácil manter a regularidade e entender bem os conceitos envolvidos sem a pressão de conciliar isso com os compromissos importantes do dia a dia.

Sair da versão mobile