Terça-feira, 29 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Confira dez polêmicas do WhatsApp em 2019

Compartilhe esta notícia:

Boatos, mudanças e integração com outros aplicativos provocaram reações de usuários. (Foto: Reprodução)

O WhatsApp foi assunto de várias polêmicas ao longo do ano de 2019. Mudanças nas versões para Android e iPhone (iOS), integração com outros aplicativos do Facebook e brechas de segurança mobilizaram usuários nas redes sociais e geraram discussões sobre o mensageiro.

O anúncio do banimento de usuários sem a idade mínima de 13 anos, o fim do suporte a celulares com sistemas operacionais muito antigos e referências ao grupo de Mark Zuckerberg estão entre os principais assuntos polêmicos. Confira, a seguir, a lista com algumas polêmicas do WhatsApp em 2019.

Grafia da palavra “online”

Muitos usuários reagiram à mudança realizada pelo WhatsApp na grafia da palavra “online”, principalmente na versão para dispositivos Android. O app passou a mostrar “on-line”, com hífen. Segundo o Vocabulário Ortográfico da Lingua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras (ABL), a forma padrão da palavra é, de fato, separada. No entanto, a grafia original, sem hífen, é amplamente aceita e considerada correta na língua inglesa.

“WhatsApp from Facebook”

O WhatsApp passou a reforçar seu pertencimento à marca Facebook em 2019. Muitos usuários ficaram confusos com a “mudança” no nome do aplicativo, que passou a mostrar a mensagem “from Facebook” na tela inicial, em sua tela de configurações e nas lojas virtuais Google Play Store e App Store.

Embora o aplicativo tenha sido comprado pelo Facebook já em 2014, apenas neste ano a empresa decidiu deixar esse pertencimento mais claro. Usuários que ainda não haviam se atentado à compra ficaram surpresos e registraram suas reações de diversas formas, como por comentários no Twitter.

Banimento de usuários 

Desde abril de 2018, os termos de uso do WhatsApp foram alterados, passando a mencionar a possibilidade de banir usuários que não tivessem a idade mínima recomendada para o uso do aplicativo. O site especializado WABetaInfo notou recentemente que uma versão beta do app poderia começar a efetivamente expulsar contas de pessoas com menos de 13 anos, embora não tenha sido explicitado como a empresa faria essa identificação.

Falha de segurança

Uma grave falha de segurança atingiu o WhatsApp em maio, permitindo que um spyware acessasse câmera, microfone e arquivos dos dispositivos de usuários do app. A ameaça se chamava Pegasus e foi desenvolvida pela NSO, empresa israelense dedicada à tecnologia de espionagem. Para que o ataque fosse efetivado, bastava receber uma chamada de voz. O número exato de pessoas afetadas por esse spyware não foi divulgado, e a brecha foi corrigida com atualização.

Integração

A integração entre WhatsApp, Facebook e Instagram foi divulgada por Mark Zuckerberg em março de 2019, tendo como foco a privacidade dos usuários. Novos mecanismos de comunicação entre os aplicativos foram anunciados, como a possibilidade de conversar em qualquer uma das plataformas sem a necessidade de ter cadastro ativo em todas as redes sociais, por exemplo. A criptografia de ponta-a-ponta, iniciada no WhatsApp, também foi anunciada para os chats dos outros apps.

Fim do funcionamento

Em setembro, foi anunciado o fim do funcionamento do WhatsApp em uma série de dispositivos antigos. Uma lista com versões que deixam de ser compatíveis a partir de fevereiro de 2020 foi anunciada na página de suporte do aplicativo. No comunicado, a empresa revelou que dispositivos com Android 2.3.7 ou mais antigo e iOS 8 ou anterior não vão mais funcionar com o app após o prazo divulgado. Vale lembrar que as versões já não permitem criar novas contas e verificar números cadastrados.

WhatsApp Gold

Uma nova tentativa de aplicar golpes por meio de uma suposta versão do aplicativo chamada WhatsApp Gold também foi um destaque em 2019. O golpe já havia aparecido em 2016, mas voltou a ser debatido em 2019 em função de um suposto vídeo chamado “Martinelli”, cuja circulação foi noticiada pelo jornal britânico The Sun em janeiro de 2019.

Diferentemente do ocorrido anos atrás, quando o usuário era estimulado a clicar em um link para fazer o upgrade do WhatsApp e repassar a mensagem com contatos ou grupos, a nova versão exigiria apenas a reprodução do vídeo e, assim, o dispositivo já seria infectado. No entanto, a suposta ameaça foi apenas um boato, pois não houve evidências de que o vídeo em questão de fato existia. A suposta circulação do vídeo “Martinelli”, por sua vez, já havia iniciado em 2017, na Espanha.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Saiba quais são as dez atrações culturais que você não pode perder em Paris em 2020
Saiba qual a melhor atividade física para a saúde de acordo com a sua idade
https://www.osul.com.br/confira-dez-polemicas-do-whatsapp-em-2019/ Confira dez polêmicas do WhatsApp em 2019 2019-12-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar