Mesmo com a próxima janela de transferências programada para abrir no dia 10 de julho, a direção do Grêmio deve se preocupar com jogadores com os quais pretende renovar contrato para a próxima temporada. Sete atletas têm vínculo com o clube somente até o final deste ano: o goleiro Felipe Scheibig, os zagueiros Geromel e Rodrigo Caio, os laterais Fábio e Reinaldo, o meia-atacante Jhonata Robert e o centroavante Diego Costa. Com isso, eles já podem assinar um pré-contrato com outro clube neste momento.
O nome de mais destaque é Diego Costa. Contratado no início desta temporada, o centroavante de 35 anos logo se tornou uma das referências da equipe de Renato Portaluppi. Em 13 partidas disputadas, marcou sete gols e distribuiu três assistências. Neste momento, ele está em Madri, na Espanha, após ser liberado pelo Tricolor para se recuperar de uma lesão muscular.
O zagueiro Pedro Geromel renovou vínculo com o clube até dezembro e, em entrevista coletiva na última terça-feira (3), abriu a possibilidade de seguir no Tricolor em 2025. Outro zagueiro que dependerá de avaliação para permanecer no Grêmio é Rodrigo Caio. O defensor tem uma cláusula de renovação automática em caso de metas atingidas.
O lateral Reinaldo é titular e homem de confiança de Renato. Já Fábio é reserva imediato de João Pedro, sendo bastante utilizado ao longo desta temporada. Ambos têm boas chances de renovar o contrato.
Pouco aproveitados no elenco profissional, Felipe Scheibig e Jhonata Robert são os atletas com menor possibilidade de extensão do vínculo para 2025. O goleiro, hoje, é a quarta opção para o setor e esteve emprestado ao Vila Nova (GO) no início do ano.
O goleiro Rafael Cabral, o volante Du Queiroz e o atacante Soteldo têm contrato de empréstimo se encerrando em dezembro.