Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2022
A vacinação contra a gripe será oferecida a crianças de seis meses a cinco anos incompletos, idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde.
Foto: Cristine Rochol/PMPADas 9h às 17h deste sábado (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre mantém a vacinação contra covid para todos os públicos a partir dos 5 anos, em dezenas de endereços. O serviço é realizado em paralelo ao “Dia D” contra gripe e sarampo, também durante a manhã e tarde, com passe-livre nos ônibus.
A aplicação inicial de Coronavac e de Pfizer está disponível para crianças de 5 a 11 anos em 35 postos de saúde, das 8h às 17h, e em unidade móvel estacionada na Praça Jardim Paraíso (bairro Restinga, Zona Sul), das 9h ao meio-dia. Nos mesmos locais, a segunda dose é oferecida à gurizada que recebeu a primeira há 28 dias (Coronavac) ou oito semanas (Pfizer).
Para primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Mãe, pai ou responsável deve estar presente – na ausência destes, outro adulto pode acompanhar o procedimento, mediante autorização por escrito. No caso da segunda dose, a carteirinha de vacinação também é obrigatória.
Adolescentes, adultos e idosos podem buscar a primeira dose no Shopping João Pessoa e na já mencionada unidade móvel do bairro Restinga. Basta apresentar documento de identidade com CPF.
A segunda dose está disponível para vacinados com Oxford, Pfizer ou Janssen há oito semanas e Coronavac há 28 dias. Além do documento de identidade, é necessária a carteira de vacinação com o registro da primeira aplicação.
O primeiro reforço (terceira dose) estará disponível para imunocomprometidos a partir de 18 anos contemplados com a segunda dose da Janssen há quatro meses.
Nas demais vacinas, estão aptos os maiores de idade que receberam segunda dose há quatro meses, bem como gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há quatro meses e imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há oito semanas.
Já a quarta dose está disponível a todos os imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 80 anos, desde que a terceira dose tenha sido aplicada há quatro meses.
Para terceira ou quarta injeção, é necessário documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. Aos indivíduos com baixa imunidade é solicitado também um comprovante da condição de saúde (atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação).
Durante o fim de semana, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento 24 horas. A lista de endereços está disponível no site prefeitura.poa.br.
Gripe e sarampo
A imunização contra gripe e sarampo restringe-se, por enquanto, às crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos, além dos idosos (60 anos ou mais) e profissionais de saúde. O “Dia D” mobiliza as equipes de 105 dos 124 postos da capital gaúcha, em faixas de horário diferentes conforme o local.
Para receber a dose (única), idosos devem apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores da saúde, a lista inclui contracheque ou outro demonstrativo de vínculo empregatício. Já para as crianças, exige-se a caderneta de acompanhamento.