A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza entre esta segunda-feira (24), e sábado (1º), a Operação Radar em diversos pontos da cidade nos turnos da manhã, tarde e noite. A iniciativa é uma das estratégias para coibir excessos de velocidade e reduzir o número de sinistros no trânsito. Os pontos de fiscalização, que utilizam equipamentos portáteis de medição de velocidade, são definidos com base em estudos técnicos.
A ação ocorrerá nas avenidas Baltazar de Oliveira Garcia, Dante Ângelo Pilla, Plínio Kroeff, Juca Batista, Diário de Notícias, Padre Cacique, Ipiranga, Bento Gonçalves, Salvador França, Assis Brasil, Borges de Medeiros, Dom Pedro II, Severo Dullius, Edvaldo Pereira Paiva, Pereira Franco e Ernesto Neugebauer.
Para dar maior transparência às ações de fiscalização, o mapa interativo com os locais de todos os medidores eletrônicos de velocidade (MEV) do tipo portátil (radar), fixo redutor (lombada eletrônica) e do tipo fixo controlador (pardal) estão disponíveis para consulta no portal EPTC Transparente.
Os locais das operações radar serão informados pelo aplicativo Waze. Os pontos aparecerão com o ícone de polícia, acompanhado da descrição “radar móvel” e da informação sobre a velocidade máxima permitida na via. Além disso, as localizações continuarão sendo divulgadas pelos canais oficiais da prefeitura.
Números
Entre 10 e 16 de fevereiro, a Operação Radar Portátil fiscalizou 17.587 veículos e multou 1.185 deles, que circulavam acima de 60 km/h, velocidade máxima permitida nas vias de Porto Alegre monitoradas com o equipamento móvel.
As maiores velocidades foram observadas na avenida Assis Brasil, onde uma moto foi flagrada a 119 km/h e outra, a 108 km/h. Também houve registros de uma moto andando a 104 km/h, na avenida Bento Gonçalves, e de um carro a 103 km/h, na avenida Ipiranga.
“O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Seguir a velocidade máxima da via é fundamental para ajudar na diminuição de acidentes e salvar vidas”, destaca o diretor de Operações da EPTC, Carlos Pires.
Já entre 27 e 31 de janeiro, fiscalizou 11.279 veículos e registrou 962 autuações por velocidade acima do limite permitido, que em grandes vias da Capital é de 60 km/h.