No início da tarde desta segunda-feira (3), a Conmebol sorteou os confrontos das oitavas de final da Libertadores. Os jogos dos times do grupo C na próxima fase da competição ainda não foram definidos, já que algumas partidas ainda deverão ser realizadas. O Grêmio teve confrontos adiados em razão das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no último mês.
Apesar de já estar classificado, o The Strongest-BOL ainda não tem o primeiro lugar garantido. O Grêmio pode garantir a primeira posição se vencer o Huachipato-CHI na terça-feira (4) e o Estudiantes-ARG no sábado (8). Caso fique em primeiro lugar no grupo C, o Tricolor irá encarar o Peñarol-URU nas oitavas de final. Se avançar em segundo, o adversário será o Fluminense.
Se vencer o time chileno no próximo sábado (8), o Grêmio já terá a classificação para as oitavas da Libertadores garantida antes mesmo de enfrentar o Estudiantes. Se perder, o Tricolor será automaticamente eliminado da competição. O jogo contra os argentinos seria apenas para definir a terceira posição no grupo C, que garante vaga no playoff da Copa Sul-Americana. uma vez que o Estudiantes já está eliminado da Libertadores após ser derrotado pelo Huachipato na última quarta-feira (29).
Cenário do Grêmio na Libertadores
Líder do Grupo C
- Vencer Huachipato e Estudiantes;
- Vencer Huachipato por dois gols de diferença e empatar com Estudiantes;
- Empatar com o Huachipato e vencer Estudiantes por dois gols de diferença.
Classificado em 2º lugar
- Vencer Huachipato;
- Empatar com Huachipato e vencer Estudiantes por um gol.
Eliminado
- Derrota para o Huachipato;
- Empate com Huachipato e Estudiantes.