O Grêmio voltou para a elite do Campeonato Brasileiro e ainda nesta temporada já começou a ter novidades. Após as eleições para o Conselho Administrativo, o novo presidente, Alberto Guerra, começa a pensar em uma reformulação. Após o final da série B, teve jogador que se despediu do Clube, outros têm situação indefinida e os primeiros nomes de possíveis reforços começam a aparecer.
Até o momento, nenhum novo jogador foi anunciado para a temporada de 2023. Já os atletas que deixaram o Clube, alguns nomes acabaram já saindo após o término da série B, são eles: Elkeson; Rodrigo Ferreira; Edílson e Janderson.
Com o novo presidente eleito, os negócios do Grêmio começaram a vazar e novos possíveis nomes começaram a surgir: Luis Suárez, renomado centroavante uruguaio, mas o destino do jogador deve ser o Los Angeles Galaxy.
Felipe Carballo, volante de 26 anos, atualmente está jogando no Nacional. O jogador foi eleito melhor atleta do último campeonato uruguaio. Franco Cristaldo, meia argentino também de 26 anos, pertence ao Huracán.
Prioridades
Uma das primeiras questões a serem resolvidos pela nova gestão é a permanência do técnico Renato Portaluppi. Durante as eleições, Alberto Guerra deixou claro que gostaria de contar com o ídolo gremista para a temporada de 2023. O desejo é finalizar a negociação até o final de semana.
A contratação de um novo CEO também é tratada como prioridade. O nome da vez é de Cristiano Koehler, que atualmente está no Palmeiras. Outro nome que é alvo do Grêmio é o de Rodrigo Caetano, atual diretor-executivo do Atlético Mineiro.