Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 23 de julho de 2015
O Centro de Eventos da PUC RS recebeu ontem à noite mais de mil participantes no primeiro dia do 13º Congresso do Ensino Privado Gaúcho. O evento, promovido pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe), iniciou às 19h00 e contou com a participação de autoridades como o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, representando o governador Sartori e a secretária municipal de educação, Cleci Maria Jurach, representando o prefeito José Fortunati. A programação se estenderá até sexta-feira (24).
Voltado à educadores, o Congresso abordará este ano o tema “Paradoxos na educação”. Ao citar poemas de William Shakespeare, um grupo de teatro acompanhado das vozes de um coral e o instrumental de uma orquestra fez a abertura do evento, arrancando aplausos do público. O presidente do Sinepe, Bruno Eizerik destacou a importância do encontro: “A razão de estarmos organizando este congresso é pensando na inovação, é disso que o mundo, e principalmente o ensino está precisando”, afirmou.
Entre os destaques da programação está a palestra do coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas da USP, Cristiano Nabuco, que discutirá os problemas com o uso da tecnologia, como por exemplo, a dependência tecnológica. Já a especialista em marketing digital, Martha Gabriel, vai falar sobre a transição do diálogo para o digital. Também estão no Congresso a professora da PUC/SP, Emília Cipriano; o médico José Camargo; a pedagoga Fernanda Sobreira; a diretora geral de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, Flávia Moraes; e o administrador e coach, Marco Simioni.
No “Espaço Mover” serão discutidas as temáticas: Consumo e Disperdício; Autonomia Estudantil; Competição/Cooperação; e Fundamentalismo. O evento contará também com um painel sobre os paradoxos e as perspectivas na educação.
Os participantes do evento poderão conferir ainda, a 13ª Expoeducação, feira de produtos e serviços do setor educacional que ocorre paralelo ao Congresso. Em uma área com 534 metros quadrados, mais de 30 empresas vão apresentar inovações em recursos pedagógicos, administrativos e na área de tecnologia educacional.