Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 14 de junho de 2015
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos impôs nessa sexta-feira uma derrota pesada à agenda comercial do governo de Barack Obama, ao bloquear uma lei que concedia ao presidente amplos poderes para concluir um extenso acordo com países do Pacífico. O resultado representa um duro revés para Obama.
Em um intento de evitar a derrota, o presidente democrata fez nesta sexta-feira um último esforço junto ao Congresso. Faltando algumas horas para a votação, Obama fez uma visita surpresa ao Capitólio para convencer os deputados de seu próprio partido de que o acordo comercial, denominado Autoridade para Promoção do Comércio (TPA, em inglês), não prejudicaria os empregos do país.
Nesta iniciativa, Obama tinha o apoio da maioria dos deputados do Partido Republicano, mas enfrentava rígida resistência do seus correligionários democratas.
Depois de deixar uma reunião a portas fechadas com representantes democratas, o presidente não se mostrou muito otimista ao ser consultado pela imprensa sobre as perspectivas de aprovação do projeto.
A TPA já havia passado pelo Senado e era crucial para que a Casa Branca avançasse em um ambicioso projeto comercial, o maior tentado até agora, reunindo países com costa para o Pacífico, o que na América Latina abrange o Chile, o Peru e o México. Esse bloco representa pouco menos de 40% de todo o comércio global, segundo os analistas.