Quando se trata da incidência de gripes virais e resfriados, o inverno é campeão. É só o frio chegar que já se iniciam os espirros, tosse, rouquidão e até febre. Isso ocorre por diversos fatores. Para começar, com as baixas temperaturas as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados e isso facilita a transmissão de vírus e bactérias. Além disso, a baixa umidade do ar dificulta a dispersão de poluentes, o que diminui o muco natural que protege e mantém as vias áreas úmidas. A grande amplitude térmica também é um fator importante. A ampla variação de temperatura no decorrer do dia pode diminuir nossa imunidade. Para se proteger de gripes e resfriados, doenças comuns no inverno, siga nossas dicas.
Evite aglomerações
Com o tempo frio, as pessoas costumam procurar ambientes quentes . As janelas no transporte público, por exemplo, são fechadas, e isso facilita o contágio de doenças respiratórias como gripe e resfriado. Uma forma simples de minimizar esse risco é lavar sempre as mãos ou usar álcool gel. Ao tossir e espirrar, procurar cobrir sempre o nariz e a boca para evitar que as gotículas de secreção se espalhem.
Cuidado ao compartilhar objetos
Dividir objetos como canecas, pode aumentar suas chances de se contaminar . Se a outra pessoa estiver doente, a probabilidade de você contrair o vírus é alta.
Mantenha-se saudável
Nada melhor que a prevenção para evitar contaminações, então que tal começar com a saúde? Manter-se sempre bem hidratado, alimentar-se bem e de forma saudável e praticar exercícios físicos ajudam a aumentar a imunidade e combater vírus e bactérias.
Evite cigarro e bebida alcoólica
O álcool e o tabaco também podem prejudicar nossa imunidade. Além disso, para quem já contraiu o vírus, tanto o álcool quando o cigarro podem piorar os sintomas.
Vacinas
Vacinas ajudam na prevenção de gripes e resfriados , mas devem sempre ser tomadas após indicação de um médico especializado. Nada é tão eficaz quanto a prevenção. Atente-se sempre à sua saúde, principalmente no inverno quando estamos mais suscetíveis a contrair doenças respiratórias. Não existe tratamento que cure o resfriado, apenas os sintomas podem ser amenizados. Muito cuidado com automedicação! Algumas doenças têm sintomas parecidos e a automedicação pode complicar a sua situação. Entenda seu corpo e os sinais que ele dá e procure sempre um médico antes de se automedicar.
Diferença entre gripe e resfriado
A gripe comum é uma doença respiratória atemporal e altamente contagiosa causada pelo vírus Influenza. Seu contágio é obtido principalmente pelas vias aéreas através de gotículas de secreção contaminadas lançadas no ar por espirros e tosses ou contaminação direta por falta de higiene correta.
Os principais sintomas da gripe viral são a febre contínua e acima dos 38,5ºC , calafrios, dores musculares e de cabeça, congestão nasal e irritação na garganta que podem durar até duas semanas , mas em alguns casos ocorrem complicações graves como a pneumonia.
Enquanto a gripe é causada pelos vírus Influenza, o resfriado é causado por mais de 200 tipos diferentes de vírus altamente contagiosos e os mais comuns pertencem à família do Rinovírus .
A forma de contágio do resfriado é a mesma da gripe viral e os sintomas aparecem cerca de dois ou três dias após a exposição ao vírus. Os sintomas mais comuns são: coriza com secreção nasal transparente, leve cansaço, espirros, tosse, dor ou coceira na garganta, olhos lacrimejantes, febre baixa ou de curta duração e dores no corpo.