Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 10 de fevereiro de 2023
A saída de Tite da seleção depois da Copa do Mundo do Catar deixou uma pergunta que os torcedores brasileiros ainda aguardam: quem será o novo técnico do Brasil? Embora a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) mantenha a posição de que nenhum nome ainda foi escolhido, Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid, aparece como um dos possíveis sucessores. Conheça mais sobre o italiano, o único técnico do mundo a vencer as cinco principais ligas nacionais da Europa.
Carlo Ancelotti nasceu na pequena cidade de Reggiolo, na Itália, em 1959. Ele começou a jogar futebol como meio-campista pelo Parma, mas logo trocou o clube pelo Roma. Lá, ele foi campeão italiano e tetracampeão da Copa da Itália, e de lá seguiu para o Milan, onde venceu a Champions League duas vezes de forma consecutiva: em 1988/199 e em 1989/1990. As boas atuações lhe renderam convocações para a seleção italiana, e ele jogou duas vezes a Copa do Mundo, em 1986 e 1990.
Três anos depois de pendurar as chuteiras, Ancelotti voltou ao futebol, mas como treinador. Ele começou a carreira no Reggiana, em 1995, e em seguida seguiu como técnico os passos que teve como jogador. Foi para o Parma, onde venceu, entre os prêmios mais relevantes, uma Liga Europa e a Copa da Itália, e depois de uma passagem pela Juventus, se consagrou no Milan.
De 2001 a 2009, o italian se consolidou como um dos grandes nomes de treinadores europeus. Em oito temporadas à frente do clube, acumulou oito troféus. Os mais importantes foram a conquista da Champions League (em 2002/2003 e em 2006/2007), o Mundial de Clubes (2007), o Campeonato Italiano (2003/2004) e a Copa da Itália (2002/2003).
Ele saiu para o Chelsea, onde também conquistou três títulos nacionais, e de lá rumou para o PSG, e também saiu com dois troféus, da Ligue 1 e da Copa da França. O Real Madrid foi o destino seguinte do treinador, e foi lá que ele conquistou mais uma vez a Champions League, além de uma Copa do Rei e um Campeonato Espanhol. Ele deixou a equipe merengue em 2015.
Ancelotti teve ainda passagens por outros três clubes antes de voltar para o Real: o Bayern de Munique (venceu duas vezes a Bundesliga), o Napoli e o Everton, da Inglaterra, os dois últimos com passagens mais apagadas. Depois da saída de Zidane em julho de 2021, assumiu novamente o Real Madrid e conseguiu levar os troféus de novo para o Santiago Bernabeu. Em um ano e meio à frente do clube, já acumulou uma taça da LaLiga, uma Supercopa da Espanha e a Champions League.
Atualmente, o treinador está no Marrocos para disputar a final do Mundial de Clubes, no próximo sábado, às 16h, contra o Al Hilal, da Arábia Saudita. Perguntado sobre a possibilidade de assumir o comando da seleção brasileira, Ancelotti limitou-se a afirma que tinha contrato com o Real até 2024.