Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
29°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Conheça dez fatos sobre Rodrigo Maia, que pode suceder Temer na Presidência da República

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Câmara afirmou que estava disposto a colocar a denúncia em votação já na próxima segunda-feira (17), mas, por ser véspera do início do recesso parlamentar, os líderes observaram que não haveria quórum suficiente. (Foto: Reprodução)

Em entrevista em setembro do ano passado, a revista Veja perguntou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), como tinha sido a efêmera experiência dele na Presidência da República durante viagem de Michel Temer (PMDB) à cúpula do G20, na China.

Veja abaixo dez fatos sobre Maia:

Nascido no exílio

Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia nasceu em Santiago, no Chile, em 12 de junho de 1970, durante o exílio de seu pai, o vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia.

Ensino superior incompleto

Rodrigo Maia iniciou, em 1989, o curso de Economia na Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, que ele não concluiu.

As eleições à Câmara dos Deputados

Em 1998, Rodrigo Maia deixou a Secretaria de Governo carioca, seu primeiro emprego público, para se candidatar a deputado federal pelo PFL. Debutante nas urnas eleitorais aos 28 anos, foi eleito para o primeiro de seus cinco mandatos na Câmara com a 12ª maior votação no Estado: 96.385 votos.

Do PFL ao DEM, passando pelo PTB

Maia seguiu seu pai quando ele trocou o PFL pelo PTB, em 1999, e fez o caminho de volta em 2001, ano em que Cesar Maia foi expulso das fileiras petebistas. Em 2007, com a transformação do PFL em DEM (Democratas), Rodrigo Maia continuou filiado à legenda.

Aliança pragmática e fiasco em 2012

Resultado de um pragmático cálculo político para vencer o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e o PMDB, a chapa formada por Rodrigo Maia e Clarissa Garotinho, filha do ex-governador Anthony Garotinho, terminou em fiasco nas eleições municipais de 2012.

As eleições à Presidência da Câmara

Rodrigo Maia foi eleito presidente da Câmara pela primeira vez, em julho de 2016, para um “mandato-tampão” de seis meses, em substituição ao ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Maia recebeu 285 votos no segundo turno e venceu o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), considerado o favorito do governo do presidente Michel Temer, votado por 170 deputados.

Entre os mais influentes do Congresso

Em quase 18 anos de atuação na Câmara, Rodrigo Maia figura como autor ou signatário de 788 proposições na Casa e foi o relator de 42. O presidente da Câmara está desde 2002 na lista dos 100 parlamentares mais influentes.

“Botafogo” é alvo de três inquéritos

Apelidado como “Botafogo” nas planilhas do departamento de propinas da Odebrecht, em referência ao time pelo qual torce, Maia é alvo de três inquéritos no Supremo Tribunal Federal.

Doações milionárias e dívida de campanha

Maia recebeu R$ 2,3 milhões em doações eleitorais na eleição de 2014 e gastou R$ 2,9 milhões para se eleger.

“Moreira Franco não é meu sogro”

Maia é casado desde 2005 com Patrícia Vasconcelos Maia, enteada do ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Moreira Franco. Contrariado com notícias que davam conta de que o ministro seria seu sogro, ele esclareceu: “O ministro Moreira Franco não é meu sogro, ele é casado com a minha sogra”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Michel Temer diz que fez tanto pelo Brasil como não se fez nos últimos 20 anos
O juiz Sérgio Moro nega o pedido de Lula para incluir testemunhas e diz que o processo sobre o triplex está pronto para sentença
https://www.osul.com.br/conheca-dez-fatos-sobre-rodrigo-maia-que-pode-suceder-temer-na-presidencia-da-republica/ Conheça dez fatos sobre Rodrigo Maia, que pode suceder Temer na Presidência da República 2017-07-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar