Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 19 de março de 2020
Por conta da pandemia de coronavírus, que atinge o planeta desde o início do ano, muitas empresas começaram a liberar seus funcionários para trabalharem de casa. No Brasil, desde a última semana, a recomendação é que as pessoas fiquem o máximo de tempo possível dentro de casa, em quarentena. Assim, ajudam a evitar transmissão da Covid-19. Diante dessa situação, muitas companhias viram no home office uma possibilidade de continuarem com suas atividades normais, sem que exponham seus funcionários ao risco de contágio da doença.
De acordo com o Google Trends, serviço que monitora buscas na Internet, o interesse pelo tema “home office” atingiu na primeira semana de março o nível mais alto dos últimos 90 dias, com aumento de 34% nas buscas do site em todo planeta. A expressão “work from home” (trabalhar de casa) registrou, no mesmo período, o maior número de buscas dos últimos três meses. Os Estados Unidos lideram as buscas pelo termo nos últimos três meses, com Cingapura e Índia na lista dos cinco países que mais pesquisaram o tema.
Segundo informações divulgadas pelo site Recode, desde o final de janeiro, a Microsoft registra um aumento de 500% no uso de videoconferência na China. O uso também cresceu nos Estados Unidos entre os funcionários da Microsoft: o volume de bate-papo no Microsoft Teams aumentou em 50%, enquanto as reuniões por videoconferência tiveram um aumento de 37%.
O Google oferecerá até 1º de julho recursos avançados do Hangouts Meet, aplicativo empresarial de reuniões. Usuários do G Suite e G Suite for Education poderão, durante esse período, realizar videochamadas com até 250 pessoas sem pagar nada. Já a Microsoft liberou o uso gratuito por seis meses do Microsoft Teams, serviço corporativo premium de mensagens, e aumentou o limite de usuários. Ambos os serviços permitem gravar e salvar as chamadas realizadas.
Trabalhar em esquema de home office tem uma série de particularidades, diferentes do trabalho na empresa. Primeiramente, é preciso estabelecer uma rotina que seja mais próxima possível do usual. Isso começa pelo horário de trabalho, que deve estar bem definido. Tente manter sua produtividade, sem que seja necessário fazer horas extras. Além disso, respeite o horário de almoço e não se esqueça de levantar para tomar uma água.
Por outro lado, evite possíveis distrações, como conversas com familiares e brincadeiras com animais de estimação. A seguir, confira alguns programas para facilitar o trabalho em casa.
Conheça algumas ferramentas:
Slack
O Slack é um software que aumenta a produtividade das conversas de trabalho, excluindo a necessidade de e-mails ou mensagens via WhatsApp. Toda a comunicação de um projeto é reunida em um só ambiente, com publicações que podem ser públicas ou privadas. A ferramenta faz integração com outros serviços, como Google Drive, Office 365 e Trello, e pode ser especialmente útil em períodos de home office, pois concentra toda a equipe. Além disso, evita misturar conversas pessoas e profissionais no WhatsApp, por exemplo.
Skype
O Skype é um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares na Internet, e está disponível para celulares, tablets, TVs e consoles de jogos. A versão gratuita suporta até 20 usuários, enquanto a versão paga, o Skype for Business, permite conversar com até 250 pessoas em uma mesma chamada.
Com o Skype é possível trocar mensagens de texto, fazer reuniões, compartilhar arquivos e telas com outros usuários. As conversas são gratuitas, mas há cobrança em ligações para telefones convencionais.
Hangouts Meet
Simples e funcional para equipes que precisam conversar por vídeo, o Hangouts Meet é um programa do Google que está com recursos premium liberados para todos neste período de coronavírus — ou seja, não é preciso ser assinante de uma conta corporativa. A ferramenta permite agendar reuniões, mandar lembretes pelo calendário, fazer reuniões por vídeo e compartilhar arquivos. Ela está disponível para PC, além de celulares Android e iPhone (iOS).
Trello
O Trello é uma ferramenta colaborativa para organizar tarefas individuais ou em grupo. Bastante intuitivo, o programa apresenta quadros em que são colocadas as listas de tarefas separadas por cartões coloridos com prazos e objetivos definidos.