Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 17 de fevereiro de 2024
Aos 25 anos, Jimmy Donaldson, também conhecido como “MrBeast”, é a maior estrela do YouTube do mundo. Seu canal, com 239 milhões de assinantes, e várias outras empresas geram uma receita anual entre US$ 500 milhões e US$ 700 milhões. Mesmo assim, ele diz que não é rico e que não tem acesso a sua conta bancária, deixando a administração financeira a cargo de sua mãe.
“Não tenho acesso a nenhuma de minhas contas bancárias”, disse ele. “Tenho um diretor financeiro e tudo o mais, mas minha mãe é a única que tem acesso à conta bancária principal.”
Seus vídeos têm regularmente mais de 100 milhões de visualizações.
“Cada vídeo gera alguns milhões em receita de anúncios, alguns milhões em acordos com marcas”, disse ele à revista Time, segundo a qual, essas marcas pagam de US$ 2,5 milhões a US$ 3 milhões por uma menção em um vídeo.
Com uma imensa receita de anúncios e acordos com marcas, Jimmy Donaldson tem os recursos para fazer praticamente tudo o que quiser. E o que ele escolhe fazer, disse a Time, é reinvestir tudo no crescimento de sua marca e do seu público.
Parte do investimento envolve não poupar despesas em suas acrobacias massivas e populares, como a compra de um supermercado e o pagamento de US$ 10 mil a um participante a cada dia em que ele puder morar nele. Uma filmagem que captura 12 mil horas de imagens pode acabar em um vídeo de apenas 15 minutos.
É claro que ele não está exatamente sobrevivendo. De acordo com a Time, que o adicionou à sua lista de 100 pessoas mais influentes em 2023, o youtuber tem um chef pessoal e um treinador, e mora em uma casa de 278 metros quadrados, em um terreno de 1.200 metros quadrados, comprada por US$ 320 mil em 2018.
Com planos de continuar a expandir seu império, MrBeast admite que pode acabar colhendo as recompensas financeiras. “Não sou ingênuo; talvez um dia”, disse ele sobre ser rico. “Mas, no momento, tudo o que ganhamos, reinvestimos.”
Recentemente, ele também ganhou US$ 250.000 com um vídeo antigo que repostou no X, depois de meses de tentativas do CEO Elon Musk de atraí-lo para a plataforma.
MrBeast também foi eleito o maior criador de conteúdo do mundo em 2023 pela Forbes, segundo a qual, o prêmio foi concedido não apenas porque ele ganha mais do que qualquer outra pessoa da área, mas também porque seu conceito de restaurante, MrBeast Burger, é um mecanismo verdadeiramente empreendedor para o YouTuber monetizar sua fama.
Em vez de investir em equipamentos de cozinha ou infraestrutura de entrega, MrBeast criou a operação de cozinha fantasma em dezembro de 2020, na qual as pessoas pedem um MrBeast Burger on-line e um restaurante afiliado, com equipe extra, prepara o pedido para entrega.
E além do MrBeast Burger — parte de um empreendimento do qual ele agora está tentando desistir — o youtuber também lançou uma linha de lanches e aperitivos chamada Feastables.
Para promover a Feastables, ele fez um vídeo onde se vestiu como Willy Wonka, o personagem de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, usando um sobretudo de veludo roxo, gravata borboleta dourada gigante e uma cartola laranja. Levou dez fãs que encontraram “bilhetes dourados” em uma das barras MrBeast para um armazém no leste da Carolina do Norte construída por ele.
Lá eles encontraram uma fábrica de chocolate cenográfica com enormes ursinhos de bala de goma pendurados em galhos de árvores em uma floresta de pirulitos e, assim como no filme, um verdadeiro rio de chocolate fluindo em uma cachoeira.
Um estudioso
Em 2016, aos 18 anos, Jimmy Donaldson largou a faculdade para descobrir exatamente como um vídeo se torna viral no YouTube. Então com 18 anos, juntou punhado de amigos e começou a analisar os principais sucessos do site.
Entrou em contato com grandes canais para buscar dados sobre suas postagens mais acessadas. Seu primeiro grande vídeo foi fruto desses estudos. Ele se sentou em uma cadeira e, por 40 horas, murmurou um número após o outro, do zero até 100 mil. O vídeo, intitulado “CONTEI ATÉ 100.000!”, foi um sucesso.