Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de janeiro de 2020
A seleção brasileira olímpica iniciou a preparação para a disputa do Pré-Olímpico de 2020, que vai acontecer entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro. Com 23 jogadores e sob o comando do técnico André Jardine, a equipe treina na Granja Comary até a próxima semana antes de embarcar para a Colômbia.
Em disputa estarão duas vagas diretas, além da indicação de um terceiro representante para a repescagem. O Brasil jogará três partidas na sede de Armênia e uma na de Pereira. A estreia está marcada para o dia 19 de janeiro diante do Peru. Depois, a seleção volta a campo no dia 22, contra o Uruguai, folga na terceira rodada e termina a primeira fase contra Bolívia e Paraguai, respectivamente, em 28 e 31 de janeiro.
Os dois primeiros colocados de cada grupo vão avançar para o quadrangular final, que começa no dia 3 de fevereiro. Os dois melhores da fase final estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O Brasil conquistou a medalha de ouro na última Olimpíada, realizada em 2016 no Rio de Janeiro.
Conheça os convocados:
Goleiros
Cleiton – Atlético-MG: Catarinense de Descanso, o jogador de 22 anos estreou pela equipe profissional de clube em 2017, em jogo contra a Chapecoense.
Ivan – Ponte Preta: Natural de Piracicaba, interior de São Paulo, o goleiro de 22 anos teve ascensão meteórica e foi convocado por Tite para a seleção principal para amistosos no fim de 2019.
Phelipe – Grêmio: O jovem nascido em Campinas também chegou a ser convocado por Tite para ser observado em 2018.
Laterais-direitos
Dodô – Shakhtar Donestk: Despontou no Coritiba em 2016 e foi vendido ao Shakhtar no fim de 2017.
Guga – Atlético-MG: Carioca, tem 21 anos e foi revelado no Avaí, até se transferir para o Atlético-MG no início de 2019.
Laterais-esquerdos
Iago – Augsburg: Foi vendido pelo Internacional no meio de 2019 para o Augsburg, da Alemanha, por 6,5 milhões de euros.
Caio Henrique – Atlético de Madrid: Aos 22 anos, o jogador tem futuro indefinido para esta temporada. Ele foi um dos destaques do Fluminense em 2019 e o clube tentou renovar o vínculo de empréstimo com o Atlético de Madrid, da Espanha, mas não teve sucesso.
Zagueiros
Nino – Fluminense: Outro destaque do Fluminense em 2019, o jovem de 22 anos foi comprado pelo clube carioca e permanecerá na próxima temporada.
Bruno Fuchs – Internacional: Natural de Ponta Grossa, interior do Paraná, o jovem de 20 anos é destaque da base do Inter.
Robson Bambu – Athletico-PR: Cria da base do Santos, foi um dos destaques do Athletico-PR na temporada passada até passar por cirurgia no segundo semestre.
Walce – São Paulo: O zagueiro é de Cuiabá (MT) e tem 20 anos. Destaque das categorias de base do São Paulo, não teve muitas chances no elenco profissional.
Meio-campistas
Bruno Guimarães – Athletico-PR: O volante de 22 anos esteve na seleção do Campeonato Brasileiro de 2019 divulgada pela CBF.
Maycon – Shakhtar Donetsk: O paulistano de 22 anos foi convocado de última hora para a vaga de Douglas, que não recebeu a liberação do PAOK.
Matheus Henrique – Grêmio: O volante de 22 anos passou a ganhar espaço na equipe gaúcha ao longo da temporada passada e recebeu diversos elogios do técnico Renato Gaúcho.
Igor Gomes – São Paulo: Nascido em São José do Rio Preto e cria da base do São Paulo, o meia de 20 anos se destacou durante o Campeonato Paulista de 2019.
Pedrinho – Corinthians: Aos 21 anos, o alagoano de Maceió foi um dos principais jogadores da equipe alvinegra na temporada passada.
Atacantes
Bruno Tabata – Portimonense: Tem 22 anos e nasceu em Ipatinga, em Minas Gerais.
Pepê – Grêmio: Subiu ao profissional da equipe gaúcha em 2018 e destacou-se no ano passado, com boas atuações e gols decisivos. Ele tem 22 anos e nasceu em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Antony – São Paulo: Destaque na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2019, subiu ao elenco profissional e logo assumiu a titularidade.
Matheus Cunha – Red Bull Leipzig: O paraibano de João Pessoa está com 20 anos e ganhou destaque intercional recentemente ao ter um gol indicado ao Prêmio Puskás, da Fifa.
Paulinho – Bayer Leverkusen: Carioca, tem 19 anos e começou no Vasco, onde estreou como profissional ainda aos 17 anos, em jogo do Campeonato Brasileiro.
Reinier – Real Madrid: Jovem de 17 anos foi vendido pelo Flamengo no último fim de semana para o Real Madrid.
Yuri Alberto – Santos: Aos 18 anos, é visto como promissor no time alvinegro, mas perdeu espaço em 2019 e passou a ser utilizado no sub-20.