Ganhar uma medalha olímpica é o sonho de todo atleta profissional de alto rendimento. Alguns chegam a disputar várias edições dos Jogos Olímpicos. O nadador norte-americano Michael Phelps, por exemplo, tem 28 medalhas em Olimpíadas, sendo 23 de ouro. Ele é o maior ganhador em toda a história do esporte olímpico.
O número de conquistas olímpicas passa, necessariamente, pela política mundial. A histórica Guerra Fria entre entre Estados Unidos e União Soviética também está presente no esporte. Logo após o confronto, atletas da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas continuam figurando entre os maiores campeões olímpicos. Três dos dez maiores medalhistas competiram pela URSS. No Top 10, um é da Rússia. Outros três são dos Estados Unidos. O ranking ainda conta com competidores de Itália, Japão e Finlândia.
Conheça os cinco atletas com mais medalhas olímpicas na história.
5º lugar – Edoardo Mangiarotti
Lendário esgrimista italiano, Edoardo Mangiarotti conquistou 13 medalhas entre 1936 e 1960, sendo seis de ouro, cinco de prata e duas de bronze.
4º lugar – Boris Shakhlin
Pela antiga União Soviética, Boris Shakhlin conquistou 13 medalhas na ginástica artística: sete de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
3º lugar – Nikolai Andrianov
Entre 1972 e 1980, o soviético Nikolai Andrianov garantiu 15 medalhas na ginástica artística, sendo sete ouros, cinco pratas e quatro bronzes.
2º lugar – Larisa Latynina
Única mulher presente no Top 5, Larisa Latynina conquistou 18 medalhas olímpicas. A ginasta soviética acumulou nove ouros, cinco pratas e quatro bronzes.
1º lugar – Michael Phelps
Um dos maiores nomes da história esportiva, o nadador Michael Phelps é o único atleta a subir ao pódio olímpico por quase 30 vezes. Phelps conquistou impressionantes 28 medalhas, sendo 23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam oficialmente nesta sexta-feira (26), com a cerimônia de abertura, às 19h30min (horário local). No horário de Brasília a abertura ocorre a partir das 14h30min.