Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 7 de junho de 2015
Não olhar nos olhos
Segundo o professor de linguagem não verbal João Oliveira, evitar olhar nos olhos durante uma conversa pode ser sinal de que algo está sendo encoberto, principalmente se o olhar estiver direcionado para baixo, e os ombros, encolhidos.
Cruzar os braços
Cruzar os braços abaixo do osso esterno do peito revela que a pessoa está na defensiva e não se sente segura na relação ou no ambiente. A posição é um reflexo clássico de medo e desconforto. Se acontece de forma constante, dificilmente a relação pode ter uma resolução positiva.
Apontar os pés para a porta
Direcionar a ponta dos pés para o lado oposto ao par é igualmente sintomático. Por exemplo, se um casal está conversando, mas os pés apontam em outra direção, a relação já não está carregada de desejo. O pé esquerdo é o que tem maior importância na análise de pessoas destras. No caso dos canhotos, deve-se observar sempre o direito.
Falta de toques e beijos
Até mesmo em fotografias, os toques (ou a falta deles) podem indicar eventuais problemas: se a mão de quem abraça estiver com os dedos dobrados, ou se a pessoa estiver fingindo um abraço sem encostar de verdade o corpo na outra, algo está muito errado.