Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 22 de agosto de 2015
Um levantamento do site Business Insider mostra bilionários que antes de se tornarem super-ricos tiveram histórias de superação. Muitos deles passaram por dificuldades financeiras e ficaram órfãos na infância. Conheça abaixo a trajetória de alguns deles.
GEORGE SOROS – O comerciante sobreviveu à ocupação nazista da Hungria e chegou a Londres (Inglaterra) como um estudante pobre. Ele pagou a Escola de Economia trabalhando como garçom e carregador em uma estação ferroviária. Depois de se formar, trabalhou em uma loja de souvenir antes de conseguir emprego como um bancário em Nova York (EUA). Em 1992, sua famosa aposta contra a libra britânica o fez ganhar 1 bilhão de dólares.
Patrimônio líquido: 24,2 bilhões de dólares.
LEONARDO DEL VECCHIO – Cresceu em um orfanato e mais tarde trabalhou em uma fábrica onde perdeu parte de um dedo. Aos 23, abriu sua própria loja de moldagem, que se expandiu para se tornar a maior fabricante mundial de óculos de sol e óculos de grau, com marcas como Ray-Ban e Oakley.
Patrimônio líquido: 24,1 bilhões de dólares.
ROMAN ABRAMOVICH – Nasceu no sul da Rússia, na pobreza. Depois de ficar órfão aos 2 anos, foi criado por um tio. Enquanto estudante, iniciou uma pequena empresa de brinquedos de plástico, que acabou o ajudando a fazer nome na indústria do petróleo. Mais tarde, líder da empresa Sibneft, ele finalizou uma fusão que a tornou a quarta maior empresa de petróleo do mundo. A companhia foi vendida, em 2005, por 13 bilhões de dólares.
Patrimônio líquido: 8,2 bilhões de dólares.
Larry Ellison, fundador e diretor-executivo
da Oracle. Crédito: Reprodução
LARRY ELLISON – Ele abandonou a faculdade depois que sua mãe adotiva morreu e sobreviveu fazendo bicos por oito anos. Fundou a empresa de desenvolvimento de software Oracle em 1977, que é hoje uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Patrimônio líquido: 49,8 bilhões de dólares.
OPRAH WINFREY – Nasceu em uma família pobre em Mississippi (EUA), mas isso não a impediu de ganhar uma bolsa de estudos na Universidade Estadual de Tennessee e se tornar a primeira correspondente afro-americana de TV com 19 anos. Em 1983, começou a trabalhar em um talk-show que mais tarde viraria “The Oprah Winfrey Show”.
Patrimônio líquido: 3 bilhões de dólares.
RALPH LAUREN – Foi quando trabalhou de balconista na loja Brooks Brothers, em Nova York (EUA), que Lauren questionou se os homens estavam prontos para usar gravatas mais ousadas. Em 1967, decidiu fazer de seu sonho uma realidade e vendeu 500 mil dólares em gravatas. Ele abriu a Polo no ano seguinte.
Patrimônio líquido: 6,8 bilhões de dólares. (AG)