Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de janeiro de 2020
Um AVC (acidente vascular cerebral) é uma parada súbita do suprimento de sangue para parte do cérebro, devido a um bloqueio de certas veias. Os sintomas do AVC não são fáceis de serem reconhecidos pelas pessoas, mas podem causar danos permanentes no seu cérebro. O AVC pode afetar pessoas de qualquer idade. Veja os principais sintomas do derrame:
Perda de visão
O derrame começa quando você perde a visão de um olho ou dos dois. Segundo especialistas, 44% das pessoas que sofreram o primeiro derrame perderam a visão antes de sofrer o AVC .
Problemas para falar e entender o discurso
Você pode começar a sentir delírio, o que faz com que você não consiga falar corretamente e acabe confundindo. As pessoas que sofreram um derrame podem interromper o discurso ou ter problemas para falar. A fala pode ser incompreensível.
Perda de equilíbrio ou dificuldade para caminhar
Um dos sintomas comuns de derrame é a inesperada sensação de fraqueza geral e lentidão nos membros superiores e inferiores. Algumas pessoas que sofreram acidente vascular cerebral, também foram acometidas de paralisia e mais frequentemente colapsam. A paralisia é um sinal comum de acidente vascular cerebral e requer atenção médica. Se você estiver com perda de equilíbrio, é hora de fazer um check-up.
Face
Se você sentir um repentino formigamento na metade do rosto, pode estar com começo derrame. A paralisia facial é comumente um dos sintomas da doença.
Dores de cabeça e enxaqueca
Estudos demonstraram que a enxaqueca é um sintoma comum de acidente vascular cerebral, que geralmente ocorre em mulheres. Uma dor de cabeça inesperada e grave pode indicar um sintoma de AVC, principalmente quando combinada com outros sintomas.
Incapacidade de respirar ou tremores
Súbita perda de ar e dificuldade de respirar estão presentes durante o acidente vascular cerebral. A arritmia cardíaca ocorre como resultado da falta de oxigênio.
Prevenção
A prevenção é melhor do que a cura. Para evitar derrame e os sintomas mencionados acima, lembre-se de que é necessário viver uma vida saudável, seja mais ativo e durma o tempo adequado. Evite vícios como álcool e cigarros. Preste sempre atenção ao seu peso.