Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Dra. Gianna Zaffari Frey | 7 de maio de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Os 3 principais objetivos dos tratamentos estéticos. Você sabe quais são? Conforme a Dra. Gianna, são embelezar, prevenir e rejuvenescer. Cada um deles pode ser feito em uma idade diferente, apesar de existir a possibilidade de associação de objetivos.
Embelezar
Pode ser feito para pacientes de qualquer idade. No entanto, quando um paciente jovem (entre os 18 e 25 anos) vai fazer um tratamento estético, é comum que esse seja o objetivo. Como exemplo, podemos citar o preenchimento labial, que serve para deixar os pacientes com aquele “bocão” das famosas.
Prevenir
Os tratamentos de prevenção normalmente são feitos em pacientes com mais de 25 anos. Isso ocorre porque, a partir dessa idade, o envelhecimento tem início por conta da redução da produção de colágeno pelo organismo, entre outros efeitos do tempo no metabolismo. A prevenção pode ser feita através dos bioestimuladores de colágeno, ou por outros procedimentos e tecnologias.
Rejuvenescer
Já com a idade um pouquinho mais adiantada, os tratamentos estéticos normalmente têm o objetivo de deixar a aparência mais jovem, eliminando a flacidez e as rugas, melhorando a elasticidade da pele, entre outros. Para o rejuvenescimento, podem ser utilizados, por exemplo, os Fios de PDO.
No entanto, é importante citar que os tratamentos podem ter associação de objetivos. Ou seja, ao mesmo tempo que podem rejuvenescer, eles também conseguem prevenir e embelezar. Quando uma paciente de mais idade faz um preenchimento labial, ela pode estar rejuvenescendo, uma vez que os lábios perdem volume com a idade e, ao mesmo tempo, embelezando.
Gianna Zaffari Frey – Médica
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.