Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 8 de junho de 2016
A poucos dias do inverno, mas já no clima da estação mais fria do ano, um destino se destaca como o mais propício para curtir esta época: Bento Gonçalves. Com lindas paisagens e boas comidas e bebidas, a cidade é conhecida como uma das mais encantadoras do Estado.
Para aproveitar o local e tudo que ele oferece, o passeio “Sabores da Serra” acaba sendo uma ótima opção, pois proporciona experiências singulares de degustação de vinhos e pratos típicos ao mesmo tempo em que faz um resgate histórico da imigração italiana.
No menu do passeio turístico, a fartura da gastronomia típica da Serra Gaúcha, em harmonia com um cenário deslumbrante, é a grande protagonista. Famílias, casais e grupo de amigos têm a oportunidade de desfrutar de pratos, queijos e vinhos que representam o que há de mais nobre na tradição do local.
O passeio tem início na Vinícola Cainelli, uma casa fundada em 1929 e transformada em um museu interativo onde, através de registros históricos, é possível conhecer a trajetória dos primeiros imigrantes vindos a Bento Gonçalves. Em seguida, o roteiro segue para a Oficina de Capeletti. Ao som da cantoria das “nonas” italianas, os turistas são apresentados à arte de produzir o saboroso prato, aprendendo, na prática, a fazer a massa, rechear e fechar o capeletti.
Turistas são apresentados à arte de produzir um saboroso capeletti. (Foto: Divulgação)
Enquanto a sopa é preparada, na parte externa da vinícola acontece o Sapeco de Pinhões – legítima forma de preparo da semente pelos imigrantes italianos, quando os pinhões são colocados em meios as grimpas com fogo e sapecados para a degustação.
Encerrando a visita à Vinícola Cainelli, os participantes degustam das sopas feitas com o auxilio das “nonas” e conhecem o varejo local.
Na segunda etapa do passeio, os visitantes seguem para a Casa Dequigiovanni, um espaço enogastronômico com um ambiente acolhedor que associa boa comida e excelentes bebidas artesanais. Um almoço típico, elaborado pelo enólogo Jatir Dequigiovanni, é servido para os convidados ao som de um show de cantigas italianas orquestrado pelo músico Jatir.
O tour, elaborado pela Giordani Turismo e que ocorre sempre aos sábados, encerra na Vinícola Aurora, onde os turistas aproveitam para apreciar a maior vinícola cooperativada da América Latina, que inclui a passagem por um túnel subterrâneo que traduz a essência da imigração italiana. Além disso, a visita é acompanhada de um saboroso curso de degustação de vinhos e harmonização com queijos que torna a experiência ainda mais especial. (Alice Klein)
Voltar Todas de Viagem e Turismo