Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de maio de 2016
Como acontece com qualquer tipo de depressão, a espécie atípica pode fazer você se sentir triste, magoado e angustiado. Quando você tem essa doença, um determinado padrão de sinais e sintomas tende a ocorrer. Você pode sentir fome e ganho de peso, dormir muito, e seus braços e pernas podem se sentir pesados. Muitas pessoas que têm depressão atípica têm dificuldade em manter relacionamentos, especialmente pelo medo de rejeição.
A depressão atípica geralmente começa na adolescência e é mais comum em mulheres que em homens. Apesar do nome, a doença não é rara ou incomum. Tal como acontece com outras formas de depressão, o tratamento inclui medicações, aconselhamento psicológico e mudanças de estilo de vida.
Sintomas.
Os sintomas da depressão atípica são mais leves, mas ainda assim de difícil diagnóstico. Sentimentos de vazio, tristeza e choro constante, e perda de interesse ou prazer em atividades normais são sintomas comuns a qualquer espécie de depressão.
Contudo, a doença traz um conjunto de novas peculiaridades que pode incluir aumento do apetite e ganho de peso não intencional, aumento do desejo de dormir, sentimento de peso nos braços e pernas, sensibilidade à rejeição ou críticas, conflitos de relacionamento, medo de rejeição, oscilação de humor.
Embora as características da depressão atípica sejam normalmente mais brandas, não se pode esquecer de que se trata de uma doença grave, com possibilidade de causar grandes problemas. Algumas pessoas podem apresentar sintomas mais preocupantes, como sentimento de suicídio.
Causas.
Não se sabe exatamente o que causa depressão atípica, bem como os outros tipos de depressão. Uma combinação de fatores pode estar envolvida. Acredita-se que a doença pode ter causas ambientais e genéticas.
Quando se trata de fatores hereditários, estudos mostram que a depressão é mais comum em pessoas cujos membros da família biológica têm a condição. Eventos da vida, como a perda de um ente querido, problemas financeiros e de alta tensão também podem desencadear a doença.
Ainda podem estar relacionados com a depressão doenças graves, como acidente vascular cerebral, câncer, HIV; abusos de álcool, sexo ou drogas; isolamento social; e acontecimentos traumáticos durante a infância, como abuso ou perda de um pai.
Diagnóstico.
Para diagnosticar um paciente com a doença, os médicos geralmente pedem um número de testes médicos e psicológicos. Esses exames ajudam a excluir outros problemas que poderiam estar causando os sintomas.
O exame físico geralmente envolve a medição de sua altura e peso, verificar seus sinais vitais e ouvir seu coração e pulmões. Já nos testes de laboratório, por exemplo, seu médico pode fazer um exame de sangue chamado hemograma ou testar sua tireoide. E na avaliação psicológica, para verificar se há sinais de depressão, seu médico ou profissional de saúde mental vai falar com você sobre seus pensamentos, sentimentos e padrões de comportamento.
Tratamento.
O tratamento para a depressão atípica é geralmente o mesmo tratamento para outros tipos de depressão. Medicamentos e aconselhamento psicológico (psicoterapia) são eficazes para a maioria das pessoas.
Prevenção.
Não há nenhuma maneira de evitar a depressão. No entanto, tomar medidas para controlar o estresse, aumentar sua capacidade de resistência e aumentar sua autoestima podem ajudar. Amizade e apoio social, especialmente em tempos de crise, também são importantes. Além disso, o tratamento no primeiro sinal do problema diminui o risco de agravamento da depressão.