Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de agosto de 2022
Na Conmebol, não existe qualquer rumor sobre a troca da sede ou da data da final da Libertadores no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, em função do segundo turno da eleição presidencial no Brasil. Com a definição dos semifinalistas Flamengo, Palmeiras, Athletico e Estudiantes, ao menos uma equipe brasileira estará na decisão no dia 29 de outubro. E tem chance de comemorar o título no dia seguinte, dia 30, quando o pleito estará em curso, caso confirmado.
Mesmo assim, no próximo dia 22 de agosto haverá Conselho da Conmebol, sem nenhum tema do gênero na pauta. No começo de agosto, o presidente do Equador, Guillermo Lasso Mendoza, assinou decreto em que determina que o evento é prioridade para o país. No último dia 5, logo após o decreto, a Conmebol fez um workshop com a federação equatoriana para qualificar profissionais para a preparação do gramado do estádio de Guayaquil. Vale lembrar que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) abriu mão da final da Sul-Americana em Brasília por causa do primeiro turno da eleição no Brasil.
Semifinais
As datas e horários das semifinais da Copa Libertadores foram divulgadas nesta sexta-feira (12) pela Conmebol. Os primeiros a entrarem em campo na busca por uma vaga na grande decisão serão Athletico-PR e Palmeiras, que se enfrentam no dia 30 de agosto, terça-feira, a partir das 21h30, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida. Uma semana depois, no dia 6 de setembro, outra terça, fazem a partida de volta no Allianz Parque, às 21h30.
A final do torneio continental pode ser 100% brasileira, uma vez que a outra semifinal é formada por Flamengo e Vélez. A jornada dos flamenguistas em busca de decidir o título contra um compatriota começa no dia 31 de agosto, no estádio José Amalfitani, às 21h30, e termina no feriado de 7 de setembro, no Maracanã, onde ocorrerá o duelo decisivo, a partir das 21h30.
Palmeiras e Flamengo decidem em casa por causa da campanha que tiveram na fase de grupos da Libertadores. O time paulista teve o melhor desempenho da história na primeira fase, com 100% de aproveitamento e 25 gols marcados.
Quando o assunto é a melhor campanha geral, o time carioca tem números melhores. Após avançar com dois empates com o Atlético-MG e vitória apenas nos pênaltis, nas quartas de final, o Palmeiras viu o rival rubro-negro assumir o melhor aproveitamento depois de vencer o Corinthians em São Paulo e no Rio. De qualquer forma, isso não tem efeitos práticos.
Nas semifinais, assim como nas duas fases anteriores do mata-mata, gols marcados fora de casa não contam como critério de desempate. Qualquer igualdade no placar agregado, portanto, fará com que a vaga na final seja decidida nos pênaltis. A grande decisão será disputada no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental em Guayaquil, Equador
Veja as datas e horários das semifinais da Libertadores:
Athletico-PR x Palmeiras
– Ida: 30/08, às 21h30, na Arena da Baixada;
– Volta: 06/09, às 21h30, no Allianz PArque.
Flamengo x Vélez
– Ida: 31/08, às 21h30, no José Amalfitani;
– Volta: 07/09, às 21h30, no Maracanã.
As informações são dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.