O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu nessa quinta-feira (4), pela primeira vez no atual mandato, o “Conselhão” que marcou as primeiras gestões petistas – e tinha sido extinto pelo então presidente Jair Bolsonaro.
A reunião se estendeu durante todo o dia no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Além de Lula e do vice, Geraldo Alckmin, participaram os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Marina Silva (Meio Ambiente) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).
Com 246 nomes, o Conselhão deverá funcionar por meio de grupos de trabalho. Para esta nova versão, o governo incluiu a pauta “sustentável” ao antigo nome. Os conselheiros prestam serviço de forma voluntária, sem remuneração.
Nath Finanças
A youtuber Nath Finanças é referência na internet sobre educação financeira. Com 24 anos, a jovem tem 519 mil seguidores no Instagram e 331 mil inscritos no YouTube.
Júlio Lancelotti
Referência na luta pelos direitos humanos, o padre Júlio Lancellotti integra o Conselhão de Lula. O religioso é conhecido por ter atuado com menores infratores, crianças com HIV e coordenar a Pastoral do Povo de Rua de São Paulo.
Luiza Trajano
Outra integrante do conselho é Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza. Com fortuna estimada em 1,1 bilhão de dólares, o que equivale a R$ 5 bilhões.
Ela não é a única bilionária a participar do colegiado, que conta com nomes como Rubens Ometto, acionista da Cosan, maior processadora de cana-de-açúcar do mundo com fortuna de R$ 14,5 bilhões e Abílio Diniz, dono dos supermercados Pão de Açúcar com fortuna estimada em 2,7 bilhões de dólares.
Felipe Neto
Com carreira formada a partir do YouTube, o empresário Felipe Neto nos últimos anos emitiu opinião sobre o papel das redes sociais na democracia e foi vital na campanha eleitoral do agora presidente. O influencer tem 17,1 milhões de seguidores no Instagram e 45 milhões de inscritos no YouTube.
Leila Pereira
Quinta mulher mais rica do País, segundo a Revista Exame, Leila Pereira é dona da financeira Crefisa e Faculdade das Américas. A empresária também é presidente do Palmeiras.