Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de janeiro de 2023
Segundo o Cremers, o RS já possui médicos suficientes para atender toda a sua população
Foto: DivulgaçãoO Cremers (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul) afirmou que é contrário à possível retomada do Programa Mais Médicos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O Rio Grande do Sul já possui médicos suficientes para atender toda a sua população. São mais de 37.000 médicos ativos registrados no Cremers. Somente em 2022, 2.764 profissionais se inscreveram no Conselho e tornaram-se aptos a atuar no Estado. O RS conta com 20 escolas de medicina de excelência, que formam ótimos profissionais, garantindo um atendimento de qualidade aos gaúchos – o que não seria possível assegurar com a atuação de médicos formados no exterior sem a devida revalidação do diploma”, afirmou a entidade em nota.
“A inscrição como médico no Estado, assim como a revalidação do diploma, são etapas fundamentais para que médicos vindos de outros países atuem de forma regular e garantam a prática da boa medicina. O Cremers é a favor da atuação de profissionais formados no exterior, desde que cumpram todos os requisitos legais”, completou o conselho.
Mais Médicos
Mais Médicos foi um programa lançado em 8 de julho de 2013 pelo governo Dilma Rousseff, cujo objetivo era suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil.
O programa, que levou 15 mil médicos para as áreas onde faltavam profissionais, chegou, até 2017, a ter 18.240 médicos, garantindo acesso a 63 milhões de pessoas em 4.058 municípios.
O formato da “importação” de médicos de outros países foi alvo de duras críticas de associações representativas da categoria, sociedade civil, estudantes da área da saúde e inclusive do Ministério Público do Trabalho.
Pesquisas revelaram que o programa levou acesso à atenção básica a 63 milhões de brasileiros (24,6% da população brasileira na ocasião da pesquisa), com 18.240 médicos inscritos, sendo mais de onze mil cubanos, atuando em 4.058 municípios e 34 distritos indígenas.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul