Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de novembro de 2023
Fernando Lorenz de Azevedo (dir.) contribuiu ativamente para a preparação e execução de várias visitas dos mais destacados representantes da República Tcheca ao Brasil
Foto: DivulgaçãoO cônsul honorário da República Tcheca em Porto Alegre, Fernando Lorenz de Azevedo, recebeu uma homenagem, em Praga, capital do país europeu relacionado ao dia 17 de novembro. Na referida data, feriado nacional na República Tcheca, é comemorado o dia da luta pela liberdade e democracia, relembrando a resistência dos estudantes em dois momentos da história recente: em 1939 contra o regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial, e em 1989, na chamada “Revolução de Veludo”.
Acompanharam a homenagem a embaixadora do Brasil em Praga Sandra Guimarães, e o ministro das Relações Exteriores da República Tcheca, Jan Lipavsky. Cônsul honorário da República Tcheca na capital gaúcha, Lorenz de Azevedo foi agraciado por “se dedicar à diplomacia da liberdade”, a partir da função de presidente executivo da Associação do Corpo Consular do Rio Grande do Sul, auxiliar os cidadãos tchecos e de origem tcheca, bem como cooperar junto às associações de tchecos em Porto Alegre e Nova Petrópolis (RS) e apoiar a promoção da cultura e dos costumes do país no Brasil.
Medalha recebida por Fernando Lorenz de Azevedo. (Foto: Divulgação)
17 de novembro
Em 17 de novembro de 1989, 15 mil estudantes tchecos saíram às ruas de Praga para relembrar um massacre cometido pelos nazistas contra outros estudantes, 50 anos antes. Os protestos aumentaram e se tornaram contrários ao regime que comandava o país na oportunidade.
Durante uma semana, quase 1 milhão de pessoas enfrentaram o frio e a neve para comparecer a uma manifestação, o que levou o parlamento a mexer na Constituição para permitir que partidos contrários ao regime assumissem o governo. Após semanas de muitas negociações e de protestos contra os soviéticos, um governo de maioria opositora assumiu.
A data é uma celebração dos valores fundamentais nos quais o estado moderno e a diplomacia se baseiam: a liberdade, a democracia, os direitos humanos e a segurança da República Tcheca e da Europa como um todo.