Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de junho de 2017
Nesta terça-feira (27) foi oficialmente inaugurado o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre. O novo consulado norte-americano, localizado na av. Assis Brasil, 1889 – Passo d’Areia, oferece serviços a cidadãos americanos e de vistos de não imigrante. A solenidade foi acompanhada por autoridades, como prefeito Nelson Marchezan Junior e o governador José Ivo Sartori, e contou com a presença do embaixador norte-americano no Brasil, Peter Michael McKinley.
De acordo com o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, a presença americana na Capital visa intensificar o relacionamento com os brasileiros no sul do país, como parte dos esforços da missão diplomática dos Estados Unidos da América de incrementar comércio e investimento bilateral, fortalecer relações entre os dois países, facilitar viagens, fomentar intercâmbio educacional e cultural e promover desenvolvimento econômico.
Julia Harlan é a oficial principal do novo Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre. Ela assumiu suas funções em junho de 2017.
Diplomata de carreira do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Julia serviu como assessora sênior da vice-secretária de Estado Heather Higginbottom, como oficial supervisora para Gestão de Postos no escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental e atuou no setor de Comunicação e Gestão de Crises do Departamento de Estado. No exterior, Julia serviu nas embaixadas dos EUA na Cidade do México e Beijing e no Consulado Geral em Xangai, China.
Natural de Indiana, Julia é bacharel em história pela Barnard College, possui Juris Doctor pela Universidade de Wisconsin, e é mestre em Public Affairs pela Escola de Assuntos Públicos e Ambientais da Universidade de Indiana. Antes de ingressar no Departamento de Estado, trabalhou nas áreas de direito privado e público e foi voluntária do programa Peace Corps na Letônia. A Consul é casada com um diplomata de carreira e tem dois filhos.
Um Relacionamento de quase 200 anos
Em 1822, os Estados Unidos foram a primeira nação a reconhecer a independência do Brasil e, por volta de 1835, os Estados Unidos estabeleceram a primeira agência consular no Rio Grande do Sul. Inicialmente situada em Rio Grande, a agência facilitava o comércio entre os Estados Unidos e o Brasil e prestava serviços a mercadores americanos no porto movimentado. Nesses primeiros anos, como Porto Alegre estava sitiada durante a Guerra dos Farrapos, Rio Grande serviu de capital temporária da região. Em 1918, depois do fim da I Guerra Mundial, o consulado se mudou para a restabelecida capital Porto Alegre, onde permaneceu em operação até 1996. Durante esse período, o Consulado situou-se em cinco diferentes endereços comerciais. Em 2017, o Consulado reabriu em novas instalações projetadas para melhor apoiar os cidadãos dos EUA residindo na área e contribuir para o relacionamento florescente entre o sul do Brasil e os EUA.
Uma História de Intercâmbio Cultural
Os Estados Unidos uma longa história de intercâmbio cultural com os estados do sul do Brasil. O Centro Binacional de Porto Alegre, que abriu suas portas em 1938 e é um dos centros mais antigos do Brasil, continua sendo um parceiro importante para a promoção cultural e intercâmbios na área de educação. O centro de Porto Alegre passou a servir como modelo para muitos outros centros construídos por todo Brasil. Na década de 80 e no início da década de 90, Porto Alegre recepcionou inúmeros pensadores e escritores americanos influentes, promovendo os valores compartilhados pelas duas nações. Ao mesmo tempo, centenas de gaúchos ilustres visitaram os Estados Unidos, participando de programas de intercâmbio financiados pelo Departamento de Estado dos EUA. Entre eles, a primeira mulher a ser ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Northfleet, o renomado escritor Érico Veríssimo e Eva Sopher, responsável pela revitalização do Theatro São Pedro.
A Embaixada americana publicou, nas redes sociais, fotos e vídeos dos preparativos e também da cerimônia. Confira:
Hoje inauguramos oficialmente o nosso Consulado dos EUA em Porto Alegre! 🙂 #EUAemPOA #ConsuladoEUAPOA
Publicado por Embaixada EUA Brasil / US Embassy Brazil em Terça-feira, 27 de junho de 2017
Aparelhos eletrônicos não são permitidos no Consulado dos EUA. Os solicitantes de visto devem se preparar para deixar todos os equipamentos eletrônicos fora do Consulado durante sua entrevista.
O Consulado dos EUA em Porto Alegre não fornece estacionamento para visitantes buscando serviços consulares. Há vagas comerciais disponíveis nas proximidades do Consulado.
As entrevistas de vistos de não-imigrantes são agendadas entre 8h30 e 11h30, de segunda à sexta-feira, exceto nos feriados brasileiros e americanos e em algumas quartas-feiras.